O terminal Jewel Changi Airport, ou simplesmente Aeroporto Changi, em Cingapura , recebeu pela 12ª vez o prêmio principal do World Airport Awards, considerado o “Oscar” do segmento. O prêmio é oferecido pelo site especializado Skytrax, que realiza a premiação anualmente.
O aeroporto de Cingapura voltou ao topo do ranking após dois anos em segundo lugar, quando perdeu o posto para o Terminal Internacional de Hamad, em Doha, no Catar , que neste ano voltou à vice-liderança.
O Japão foi o país que teve mais representantes no Top 20 deste ano e nenhum aeroporto brasileiro se destacou nas premiações regionais, e nem apareceu no ranking dos Top 100. O Aeroporto Internacional Mariscal Sucre, em Quito, no Equador, foi eleito o melhor da América do Sul.
O que Changi tem de especial?
O principal aeroporto de Cingapura é um dos mais movimentados do mundo, e realiza conexões internacionais para diversos destinos na Ásia e na Oceania . Entre as facilidades encontradas em suas estruturas estão salas de cinema abertas 24 horas e espaços gratuitos com videogames.
O que chama mais a atenção é o uso de elementos naturais que criam um ambiente mais relaxante, ajudando a amenizar o estresse de andar de avião. São ao todo dez jardins espalhados entre quatro terminais. Há um jardim com ornamentado apenas com cactos, outro com girassóis e um habitado por borboletas.
A principal atração é a pequena floresta tropical situada dentro aeroporto. São cerca de três mil árvores e 60 mil arbustos de 120 espécies espalhadas por cinco andares, em torno de uma praça central.
A cereja do bolo é a Rain Vortex, uma cachoeira interna de mais de 40 metros de altura , que é considerada a maior queda d’água coberta do mundo. Em horários determinados, é possível assistir a projeções de luzes e imagens na cortina de água.
O centro comercial, localizado ao redor da Rain Vortex, conta com mais de 300 lojas, opções de restaurantes, além de um hotel. No espaço também está o Canopy Park, uma área com atrações de lazer, como uma ponte suspensa a 23 metros de altura, labirintos, playground infantil, trilhas por jardins de topiárias e tobogãs.
Confira a lista dos 20 melhores aeroportos do mundo em 2023 segundo o Skytrax
- Aeroporto Changi (Cingapura)
- Aeroporto Internacional Hamad (Doha, Catar)
- Aeroporto Internacional Haneda (Tóquio, Japão)
- Aeroporto Internacional Incheon (Seul, Coreia do Sul)
- Aeroporto Paris Charles de Gaulle (França)
- Aeroporto de Istambul (Turquia)
- Aeroporto de Munique (Alemanha)
- Aeroporto de Zurique (Suíça)
- Aeroporto Internacional Narita (Tóquio, Japão)
- Aeroporto Madri-Barajas (Espanha)
- Aeroporto Internacional de Viena (Áustria)
- Aeroporto Helsinki-Vantaa (Finlândia)
- Aeroporto Roma Fiumicino (Itália)
- Aeroporto de Copenhague (Dinamarca)
- Aeroporto Internacional Kansai (Osaka, Japão)
- Aeroporto Internacional Chubu Centrair (Nagoya, Japão)
- Aeroporto Internacional de Dubai (Emirados Árabes Unidos)
- Aeroporto Internacional Seattle-Tacoma (Estados Unidos)
- Aeroporto de Melbourne (Austrália)
- Aeroporto Internacional de Vancouver (Canadá)
Fonte: Turismo