Marília

Prefeitura de Marília anuncia avaliação para detector de metais e segurança em escolas

Prefeitura de Marília anuncia avaliação para detector de metais e segurança em escolas

A Prefeitura de Marília anunciou nesta quinta-feira que vai promover avaliações técnicas para eventual implantação de portas com sistemas detectores de metal para acesso a todas as escolas da rede municipal da cidade.

A medida acompanha a reperucssão de um ataque a uma escola em São Paulo, com a morte de uma educadora, e o ataque em uma creche de Blumenau, com morte de quatro crianças, que resultasram em onda de boatos sobre riscos de ataques em Marília.

O governo municipal anunciou a formação de um comitê gestor com membros de várias pastas – Educação, Saúde, Administração Municipal – e os órgãos de Segurança Pública, como Polícia Militar e Polícia Civil para definir um protocolo de segurança e ações de enfrentamento à violência.

Os estudos devem atingir ainda repartições municipais em outras áreas como as unidades de Saúde, postos do Programa Saúde da Família (PSF), Ganha Tempo, Biblioteca e outros setores com grande fluxo de pessoas.

A administração informou ainda que a cidade prepara apresentação de protocolos de segurança nas escolas, com condutas padrão de controle a serem adotadas em todas as unidades.

Sem casos graves de violência, a rede municipal já registrou problemas como fuga de aluno que saiu pela cerca de uma unidade na zona norte e situações de invasão foram dos horário de atividades para pequenos furtos.

Todas as unidades escolares da rede municipal de ensino de Marília são vigiadas por câmeras de segurança 24 horas nos sete dias da semana. Em algumas unidades existem até nove câmeras instaladas.

O grupo de trabalho para discutir protocolo permanente de segurança nos ambientes escolares incluirá estudo para a criação de uma função específica para servidores da Educação atuarem como monitores ou inspetores de alunos, um modelo de atuação antigo que acabou em desuso na rede pública.