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É verdade que mudar o câmbio para "Neutro" em movimento é prejudicial?

Reprodução O câmbio só deve ser deixado em D. Em N só em caso de reboque
Reprodução O câmbio só deve ser deixado em D. Em N só em caso de reboque



Sim, é verdade. Outro vício muito comum entre motoristas, e que deve ser definitivamente banido, é o de colocar em Neutro quando for descer uma ladeira . Além de não economizar combustível como muitos acreditam, esse péssimo hábito pode provocar superaquecimento do sistema de freios e, por conta de sua ineficiência, causar graves acidentes.

É fato também que colocando a alavanca na posição N, o fluido hidráulico deixa de circular na caixa de transmissão . Isso acontece porque como a bomba hidráulica de fluido da caixa de câmbio trabalha em conjunto com o motor, no modo Neutro, ela conta com uma rotação muito baixa . Assim, trabalhando nessas circunstâncias, não é ideal para a correta lubrificação dos componentes internos e a prática constante pode fazer com que a durabilidade da vida útil do componente seja abreviada.

Portanto, o que se deve fazer é sempre de colocar na posição N somente quando o carro estiver completamente parado.

Fonte: Carros