O governo do Estado publicou no Diário Oficial uma lei que dá o nome da líder comunitária e ativista de projetos sociais Patrícia Bernardo a uma passarela para travessia de pedestres sobre a rodovia do Contorno em Marília.
A lei é resultado de um projeto de 2021 aprovada pela Assembleia Legislativa por iniciativa do deputado estadual Vinícius Camarinha e sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas.
Patrícia faleceu em dezembro de 2019 aos 45 anos, vítima de complicações da diabetes, e deixou legado de atuação por comunidades a zona oeste da cidade.
A passarela que passa a levar seu nome fica no km 452+204m da Rodovia João Ribeiro de Barros e atende bairros da região em que ela atuou.
Nascida em Marília, Patrícia chegou a ser candidata a vereadora em 2016 – recebeu 241 votos –e participou em diferentes movimentos e momentos da vida pública na cidade.
O falecimento precoce da ativista provocou uma onda de reações na cidade, incluindo autoridades, empresários, atletas e políticos.
O deputado estadual Vinícius Camarinha foi o autor do projeto de lei que deu o nome da ativista à passarela, ainda no mandato passado.
Formada em Terapia Holística, fez especialização em Gestão de Pessoas e Programação Neurolinguística. Atuou com projetos de atendimentos a moradores em situação de vulnerabilidade social e também em organizações de proteção animal. Deixou duas filhas – Caroline e Camila –.