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Quando a bateria acaba, o "freio de mão" eletrônico não funciona?

Reprodução O sistema de acionamento do freio de estacionamento eletrônico é visto comumente em carros premium
Reprodução O sistema de acionamento do freio de estacionamento eletrônico é visto comumente em carros premium



Conforme explica a engenheira Silvia Iombriller, conselheira da SAE BRASIL e especialista em freios, o freio de estacionamento eletrônico é acionado através de um módulo eletrônico , que pode ser independente ou conectado ao controle de estabilidade.

Em geral, este sistema está programado para atuar quando se coloca a transmissão em Park (P) . Dessa maneira, ele utiliza a energia da bateria somente para ativá-lo. Ou seja, caso haja alguma falha de alimentação da bateria, o conjunto vai continuar atuando, mantendo o veículo parado.

Para que seja liberado o freio de estacionamento eletrônico, é preciso trocar a bateria ou conseguir uma forma alternativa de alimentação elétrica . Vale lembrar que não há a possibilidade de “dar tranco” no veículo para recarregá-la.

De qualquer maneira, a prática de fazer o carro pegar empurrando-o é condenável em qualquer circunstância, haja visto que poderá comprometer outras partes do motor, tais como correia dentada, pistões e válvulas.

Fonte: Carros