Veículos

Renault inicia produção pré-série de seu novo SUV

Reprodução – AutoWeek Novo SUV da Renault já foi patenteado na Europa e no Brasil
Reprodução – AutoWeek Novo SUV da Renault já foi patenteado na Europa e no Brasil


Cotado para o mercado brasileiro, o novo veículo da Renault já começou a ser produzido. De acordo com o diretor da fábrica em São José dos Pinhais (PR) , Vagner Mansan, a linha de produção recém-inaugurada já está fabricando os modelos pré-série , destinados para a realização de testes que devem começar nos próximos meses.

Segundo apuração do Portal Automotive Business , a Renault incorporou o novo SUV à mesma linha onde são produzidos outros modelos da marca francesa na fábrica parananse.

A atualização era necessária visto que as linhas de produção antigas eram responsáveis por modelos da plataforma CMF-A ( Kwid ) e B0 ( Sandero , Duster e seus derivados), enquanto a plataforma da novidade é a CMF-B (Common Module Family, ou Família modular comum, na tradução).

Vale lembrar que essas mudanças são fruto do investimento de mais de R$ 2 bilhões realizados pela Renault, que além de novos equipamentos para a fábrica, irá permitir a produção de um motor 1.0 turbo na planta paranaense, que deverá equipar o novo veículo.

O executivo da fábrica não revelou mais detalhes sobre o novo modelo, se limitando a declarar que mais informações como data de lançamento , início da produção em série e até mesmo o nome do carro serão revelados em momento oportuno.

Um dos frutos do investimento será o novo SUV comercializado no Brasil, que não será exclusivo, mas sim baseado no Dacia Sandero comercializado na Europa, mas com um retoque visual, para o separar da marca romena.

Para efeito de comparação, a atual geração do Sandero europeu mede 4,09 metros de comprimento , 2,6 m de entre-eixos , 1,58 m de altura e 1,75 m de largura , dimensões próximas às do Fiat Pulse .

Como parte dos investimentos, espera-se que a Renault comece a trazer veículos com maior valor agregado ao Brasil, modelos comercializados na Europa como Renault , por exemplo, ao invés da estratégia anterior que consistia em trazer modelos da Dacia e comercializá-los como Renault , que foi o caso de Sandero, Logan , Duster e até mesmo o Kwid .

Fonte: Carros