Marília

Educadora de arte em Marília terá homenagem em SP por projeto social com sapateado

Valéria Sanches, educadora física, arte educadora e especialista em Tap Dance – Fotos: Arquivo Pessoal
Valéria Sanches, educadora física, arte educadora e especialista em Tap Dance – Fotos: Arquivo Pessoal

A educadora física, especialista em arte terapia e Tap Dance Valéria Sanches, de Marília, será uma entre três homenageadas durante o Prêmio Bill Bojangles 2023, o maior evento de sapateado do país marcado para sexta-feira em São Paulo, por reconhecimento à sua atuação em um reocnhecido projeto social vinculado ao estilo de dança.

Valéria é responsável pelo Batukedopé Espaço de Arte e Sapateado, que nasceu em fevereiro de 2014 na cidade – a única escola exclusiva de ensino do Tap Dance no interior, segundo ela – e mantenedora do Projeto “Adote um Artista”, com bolsas de estudos para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

O objetivo do projeto é apresentar a arte de Sapatear com muito afeto e verdade, de forma muito discreta para que não haja diferença entre alunos pagantes e alunos bolsistas.

“Desde pequena sempre estive envolvida em ações solidárias, venho de um lar que acolheu muitas crianças, aprendi desde cedo que quem quer faz a diferença na vida das pessoas.   Meus primeiros alunos há 34 anos foram crianças que não podiam pagar, a minha trajetória me levou a concretizar dentro do meu ser esse desejo de sempre acolher”, conta.

Valéria destaca que acompanha alunos do projeto que hoje estão formados em universidades e considera muito gratificante ver a evolução de todos e as possibilidades criadas pela arte.

Neta de Francisca e Beatriz, filha de Maria Alice, como gosta de se apresentar, é graduada em Educação física e pós graduada em Educação Infantil e Arte Terapia.

A formação em Tap Dance inclui encontrei com mestres do Brasil e do exterior, “centenas de cursos”, vários festivais como aluna e apresentações de dança em Festivais do Brasil e exterior, incluindo o Copasetic, evento que abriga uma grande feria do setor e a premiação.

Ela conta que no Batukedopé criou a metodologia própria “Brincatap” direcionada para crianças entre 3 e 6 anos. E destacou a importância da premiação.

“Essa homenagem é muito significativa pra mim: em nível Nacional sou referência nesse aspecto sócio cultural dentro do Tap Dance. Estou feliz e muito grata e acima de tudo espero que o Adote um Artista possa ser inspiração para outras escolas.”

O evento acontece no dia 19 de maio às 19h30 no Teatro Mooca, em São Paulo, e além das três homenagens terá 20 obras a serem apresentadas.