A Apple anunciou nesta terça-feira (16) uma série de ferramentas de acessibilidade, entre elas a possibilidade de criar uma voz idêntica à voz do usuário com inteligência artificial.
O recurso, chamado de Personal Voice, usa aprendizado de máquina para criar uma voz sintética que imita o timbre e a entonação do usuário. Para isso, é necessário falar por apenas 15 minutos frases indicadas pelo iPhone ou iPad. Em seguida, a voz sintética é criada.
A novidade complementa a ferramenta já existente Live Speech. Com o Live Speech, usuários que não conseguem falar podem digitar frases para que o sistema as leia em chamadas telefônicas ou conversas pelo FaceTime. Essa leitura, porém, é feita com a voz da Siri atualmente.
Com a chegada do Personal Voice, a leitura será feita com a voz sintética que imita o usuário. Segundo a Apple, o recurso é destinado a pessoas “em risco de perder a capacidade de falar, como aqueles com diagnóstico recente de esclerose lateral amiotrófica (ELA) ou outras condições que podem afetar progressivamente a capacidade de falar”. Assim, o usuário pode criar a voz sintética idêntica à sua para se comunicar com familiares e amigos no futuro.
A Apple promete que o recurso vai manter a privacidade dos usuários no processo de criação da voz sintética. O Personal Voice deve ser lançado no iOS 17, que chega no segundo semestre, mas inicialmente funcionará apenas em inglês.
Fonte: Tecnologia