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Conheça a Foz, queridinha dos famosos que estreia na SPFW esse ano

Divulgação Os atores Nicolas Prattes, destaque em Todas as Flores, e Lázaro Ramos têm usado peças das marca
Divulgação Os atores Nicolas Prattes, destaque em Todas as Flores, e Lázaro Ramos têm usado peças das marca



Fundada em 2020 pelo estilista alagoano Antonio Castro, Foz é uma marca de moda autoral que reúne tradição e contemporaneidade em peças atemporais que reforçam e refletem as referências da cultura popular brasileira.

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Para tanto, o designer se debruça sobre as técnicas artesanais e considera o feito à mão como um elemento central em seus processos de criação. Esta é a primeira vez da marca na SPFW, na qual apresenta um fashion film com a coleção O Arraial pt. 2, inspirada na tradição dos festejos juninos.

Feitas em parceria com artesãos de regiões distintas de Alagoas, as peças abrigam técnicas artesanais tradicionais do estado, dentre elas, o bordado redendê e a cestaria com a fibra de ouricuri.

Porém, antes mesmo de ser selecionado para a participar da principal semana de moda da América Latina, suas produções começaram a chamar a atenção de alguns nomes fortes na música, no teatro, na TV e no cinema, como os globais Lázaro Ramos, Nicolas Prattes e Clarissa Pinheiro, além dos cantores Emicida, Criolo, Linn da Quebrada e Saulo.

“Desde que lancei a marca, em 2020, comecei a receber pedidos de vários stylists interessados em compor os looks de artistas com os quais me identifico. Acredito que isso é resultado da mensagem que as minhas peças comunicam. A Foz é para pessoas que entendem a importância de valorizarmos a rica produção das comunidades artesanais espalhadas pelo Brasil”, afirma.

Quem é o Antonio Castro

Formado em Design de Moda com habilitação em Estilismo pelo Centro Universitário Senac, Antônio passou a infância e adolescência entre a turística Maceió – onde nasceu – e outras cidades do sertão alagoano. As primeiras criações vieram por volta dos 14 anos de idade, quando incentivado por uma gincana cultural no colégio começou a desenvolver o figurino de uma peça teatral da escola. A experiência o estimulou a seguir com sua produção.

Alguns anos mais tarde, durante a faculdade, estagiou com a Fernanda Yamamoto, um dos nomes brasileiros mais proeminentes do slow fashion, categoria na qual também enquadra seu trabalho com a Foz. Além disso, teve passagens pelas equipes de figurino do Sesc Consolação e Casa de Criadores. Também trabalhou ao lado de Zizi Carderari, designer de produto que é referência no trabalho com comunidades artesanais espalhadas pelo país. A trajetória, na qual o artesanal sempre esteve presente, acabou dando sustentação à criação da Foz em 2020. Apenas dois anos depois, em 2022, foi reconhecido pela revista ELLE como uma das sete marcas de jovens estilistas mais promissoras do mercado nacional.

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Linn da Quebrada também já vestiu peças da Foz

Seu trabalho de conclusão de curso foi o embrião que serviu para estruturar a estética e o conceito por trás da Foz. Sua primeira peça, a Bolsa Lourdes, que misturava madeira, couro e o bordado Boa Noite, tradicional do Alagoas, reforçou a ideia de que suas criações precisavam abrigar as referências de sua origem. A bolsa lhe rendeu, em 2018, antes mesmo do lançamento da Foz, o segundo lugar no 6º Prêmio Objeto Brasileiro, realizado pelo Museu A CASA do Objeto Brasileiro e que reconhece o melhor da produção artesanal no Brasil.

Em 2020 e 2022, a marca voltou a ser premiada pelo museu com a coleção de lançamento, feita com artesãs de Entremontes, e com o Kimono Inbordal, desenvolvido em parceria com artesãs do Instituto do Bordado Filé, ambas referências no artesanato alagoano. “Para mim, o estado de Alagoas é uma fonte inesgotável de inspiração”, completa Castro.

Em 2022, a marca também assinou uma coleção de roupas e acessórios desenvolvida em parceria com a Flávia Aranha. Em todos os trabalhos, a produção segue os preceitos do slow fashion, que defende a produção e o consumo consciente e estimula a economia circular.

Estreia na SPFW

A FOZ é uma das sete marcas que estreiam na edição 55 da São Paulo Fashion Week. Mantendo o formato que começou a partir da pandemia, em 2020, os estreantes participam por meio de Fashion Films, produções onde apresentam os conceitos, estética e inspirações de suas novas coleções. O Arraial deve ser exibido no dia 24 de maio, no shopping Iguatemi, em São Paulo.

Com direção de Paulo Accioly, para a produção do vídeo, Castro buscou profissionais locais de Maceió, sendo a maior parte da equipe composta por amigos de infância. “No meu fashion film, a ideia é trazer um pouco do São João não televisivo, aquele que é comemorado de forma mais intimista e em família. Por isso, representamos os povoados sertanejos e ribeirinhos, como muitos que existem por aí, que têm suas tradições, mas que se mantêm contemporâneos. O roteiro é sobre amor e juventude num sertão contemporâneo”, finaliza Castro.

Todas as peças de O Arraial pt. 2 estarão disponíveis para compra na semana seguinte ao lançamento, a partir do dia 26 de junho em sua loja física, na Galeria Metrópole, e do dia 29 de junho no Festival Nordestesse, que reúne marcas autorais e criativas de todo o nordeste.


Fonte: Mulher