Veículos

Mercedes-AMG G 63: jipão igual ao do Schwarzenegger chega ao Brasil

Malagrine Estúdio O enrijecimento do amortecimento da suspensão (AMG Ride Control), pode ser feito através de três modos: “Comfort”, “Sport” e “Sport+”
Malagrine Estúdio O enrijecimento do amortecimento da suspensão (AMG Ride Control), pode ser feito através de três modos: “Comfort”, “Sport” e “Sport+”


Um ícone desde 1979, quando deixou de ser um veículo militar e passou a ser oferecido para civis, o Mercedes Classe G ostenta o estilo quadradão de jipão. Com mais de 500 mil unidades fabricadas e diversos prêmios de melhor veículo off-road, a linha 2023 do modelo chega ao Brasil na versão mais agressiva, a G63.

Vamos começar pelo motor biturbo V8 de 4.0 litros AMG . Ele é capaz de gerar 585 cv de potência e oferecer torque bruto de 86,67 kgfm com a ajuda do sistema de transmissão que a fábrica batizou de AMG Speedshift TCT 9G de nove marchas. Na prática, essa parceria faz com que o brutamontes acelere de zero a 100 km/h em apenas 4,5 segundos e atinja a velocidade final de 240 km/h, limitada eletronicamente.

A tração nas quatro rodas (AMG Performance 4MATIC) apresenta distribuição de torque otimizada com uma divisão de tração entre dianteira/traseira de 40 a 60 por cento. Segundo a Mercedes-AMG, essa configuração garante maior agilidade na estrada e melhor tração durante a aceleração.

Além disso, há os modos de transmissão “Sport” com menor tempo para as trocas de marchas e “Sport Plus” que reduz drasticamente o tempo de resposta e tudo pode ser gerenciado de acordo com o gosto e a necessidade do motorista.

Falando nisso, outro recurso que pode ser configurado visando desempenho mais dinâmico e esportivo é o do enrijecimento do amortecimento da suspensão (AMG Ride Control) , através de três seleções: “Comfort”, “Sport” e “Sport+” e que podem ser operados por meio de um interruptor no console central.

Outra característica esportiva está presente no sistema de escape de fluxo duplo com saídas laterais abaixo das portas traseiras. O ruído típico do V8 pode ser ajustado em dois estágios, por um botão no console central ou de acordo com o modo de direção selecionado, cujo barulho pode variar do mais esportivo para o mais discreto.

Aliás, o significado da palavra discrição passa longe do Classe G . Tudo nele é superlativo, em especial ao desenho de linhas angulosas e quadradonas, mas que ainda hoje não passam despercebidas. Elas casam muito bem com as belas rodas de 22 polegadas e pneus 295/40 R22 abrigados por arcos alargados dos para-lamas.

Internamente, o destaque é o “Widescreen Cockpit” , disponibilizado de série para o G63 que se baseia em duas telas 100% digitais de 12,3 polegadas posicionadas diretamente no campo de visão do motorista com todas as informações de velocidade, nível de combustível, rádio, internet, GPS entre muitas outras infinidades de informações e tudo personalizável através dos modos “Classic”, “Sport” e “Progressive” .

A respeito do conforto, a fabricante dispõe do pacote de Assentos Multicontorno Ativos com bancos dianteiros climatizados com várias funções de massagem , incluindo lombares, e até aquecimento rápido. As partes laterais dos bancos ainda contam com sistema de câmaras de ar integradas que se enchem e esvaziam de forma contínua dependendo da dinâmica de direção.

Ainda na parte do habitáculo, o Mercedes-AMG G 63 conta com extenso pacote de equipamentos de série que inclui acabamento interno em fibra de carbono, ar condicionado de 3 zonas, iluminação ambiente de 64 cores, assistente de estacionamento com câmera 360º, sistemas de direção semiautônoma, assistentes ativos de distância e frenagem, assistente de manutenção de faixa, assistente ativo de ponto cego e muitos outros itens de conforto e conveniência que facilitam a direção do modelo.

De acordo com a marca, o SUV pode ser personalizado com uma lista de mais de 40 opções de cores e mais de 25 opções de acabamentos de bancos . O novo Mercedes-AMG G 63 2023 chega à rede de concessionários de todo o país durante o mês de maio ao preço público sugerido de R$ 1.869.900.

O Classe G de Arnold Schwarzenegger

Arnold Schwarzenegger, conhecido internacionalmente por suas atuações em filmes de ação e como governador da Califórnia (EUA), é também um apreciador de veículos exclusivos. Em sua coleção, há desde tanques de guerras, esportivos da Porsche e Bentley e até grandalhões Hummer. Nem o Mercedes-Benz Classe G ficou de fora e foi transformado para elétrico pela empresa austríaca Kreisel.

Fonte: Carros