Rodas de aço amassadas normalmente afetam o balanceamento do conjunto roda-pneu, acarretando um desconforto para o motorista e acelerando o processo de desgaste dos pneus.
Em boa parte dos casos, em rodas de aço, é possível reparar a roda com um martelo de borracha ou um torno. Trata-se de um processo simples. Porém, há casos mais extremos no qual a roda pode estar bastante amassada e gerar muita vibração devido ao desbalanceamento do conjunto roda-pneu , podendo, inclusive, contribuir para o desgaste de outros componentes do veículo.
“Por vezes, o dano à roda pode ser tão extenso que impede o correto assentamento dos talões, fazendo com que o pneu perca pressão lentamente . Esse quadro, além de comprometer a segurança, reduz a vida útil do pneu, podendo até danificá-lo de forma irreversível”, comenta Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas.
O especialista alerta para a importância de verificar se há trincas na roda, principalmente nas rodas de liga de alumínio. Caso a roda chegue a trincar, não há outro jeito se não trocá-la por uma nova, considerando que o alumínio não pode ser desamassado.
Fonte: Carros