Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, interior de São Paulo , vai ganhar um megamuseu de carros antigos e clássicos. Com inauguração prevista para junho de 2024, o espaço terá cerca de 500 veículos que se revezarão para contar a história do Brasil por meio do automóvel.
A nova atração será instada numa área de 5.400 m² e abrigará o acervo da Fundação Lia Maria Aguiar, com coleções de Lia Maria Aguiar, Luiz Harunari Goshima e Luiz da Silva Goshima.
Quando for inaugurado, o museu será o maior da América Latina dedicado a carros antigos e clássicos. As informações são da Forbes Brasil.
Entre os veículos que serão expostos estão raridades como Isotta Fraschini 8A Cabriolet D’Orsay, Cord 812 Supercharger Sedan, BMW 327 Cabriolet, KDF Kubelwagen, Volkswagen Type 14A Hebmuller e Rolls-Royce 20 HP e entre outros.
O museu terá espaço para carros desejados como BMW M3, Mercedes-Benz 190E, Honda NSX, Lamborghini Diablo, Porsche 911 Turbo e Jaguar XJ220, além de um dos mais antigos do mundo, o De Dion Bouton 1902.
Para os amantes dos automóveis clássicos, o espaço será uma espécie de parque de diversões. A exposição será rotativa, com os carros sendo trocados periodicamente, sendo assim, o salão permanecerá com 150 veículos em cada momento do ano.
O espaço abrigará ainda um restaurante e uma escola de restauração de carros antigos. Atualmente, um grupo de jovens já está aprendendo o ofício na prática, restaurando um Ford Model T.
Toda a parte da museografia está sendo desenvolvida por Gringo Cardia, designer, arquiteto, cenógrafo e curador de museus e exposições.
O valor dos ingressos, nome do museu e a data de inauguração ainda não foram divulgados.
Fonte: Turismo