Marília

Sesc Marília deve ser entregue em 2025; imagens mostram avanço da obra

Sesc Marília deve ser entregue em 2025; imagens mostram avanço da obra

O Sesc divulgou nesta terça-feira previsão de concluir no segundo semestre de 2025 a obra de implantação da unidade de Marília, com 22.283 metros quadrados de área total construída no Portal do Sol, ao lado do vale na zona sul de Marília.

Os dados foram apresentados pelo diretor do Sesc, Danilo Santos de Miranda, promovida de forma virtual com participação de jornalistas de todo o Estado. O Giro Marília participou do evento.

A instituição divulgou ainda algumas fotos do local de implantação, que teve mudança de construtora promovida pelo Sesc após impasse sobre os serviços.  A implantação está em trabalho e sob responsabilidade da empresa Emobrel Engenharia e Construções, com projeto da Teuba Arquitetura.

Danilo Miranda disse no encontro que em todo o Estado o plano de expansão vai envolver 12 unidades nos próximos dez anos. A intenção é ampliar a oferta e o acesso da população às manifestações culturais, às atividades físicas e esportivas, à saúde e à alimentação, ao turismo social e demais áreas de atuação.

Além de Marília, há obras de implantação em Franca e Limeira. O Sesc deve fazer ainda ampliação em Presidente Prudente.Miranda afirmou que as construtores têm tido muita dificuldades em cumprir os prazos contratados.

O Sesc mantém departamento de engenharia para acompanhamento dos trabalhos. Além de Marília, houve substituição da empresa também em Limeira e lá a expectativa é que a obra seja concluída em 2027.

A obra na cidade é resultado de uma unição de esforços que envolve o Sindicato do Comércio Varejista na articulação junto à Federação do setor, a prefeitura da cidade na aquisição e doação do terreno, a Câmara na aprovação de prorrogações e suporte para a implantação e os recursos do Sesc, que são repasses dos empresários do setor.

As novidades na capital e região metropolitana englobam novos terrenos e prédios para a inauguração de centros culturais e desportivos em Sapopemba e São Miguel Paulista (zona leste), Casa Verde e Pirituba (zona norte), o prédio onde funciona a Fecomércio e que vai se chamar 14 Bis, um edifício no centro da cidade para receber a nova sede administrativa do Sesc e o Teatro Brasileiro de Comédia – TBC (centro). 

O Sesc também já tem o terreno em São Bernardo do Campo, e a unidade será inaugurada nos próximos anos. 

Danilo Miranda disse ainda que a presença do Sesc em mais municípios e regiões da capital vai impactar diretamente na geração de empregos e renda locais. A instituição, que tem 8,1 mil colaboradores, prevê abertura de milhares de vagas diretas e indiretas.

“Só em 2022, as 40 unidades em todo o estado registraram mais de 15 milhões de frequentadores, enquanto os conteúdos nas plataformas digitais do Sesc São Paulo atingiram quase 85 milhões de visualizações.”

Com 76 anos de atuação, o Sesc conta com uma rede de 40 unidades operacionais no estado. É mantido pelos empresários do setor, atua em dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania.