Marília

Projeto com lei para estrutura de 5G em Marília deve sair em junho

Projeto com lei para estrutura de 5G em Marília deve sair em junho

A minuta de um projeto de lei para regulamentação do sistema de telecomunicações por 5G em Marília deve chegar às mãos do prefeito Daniel Alonso nos próximos dias.

A elaboração da minuta envolve trabalho da secretaria de Planejamento Urbano, Secretaria de Tecnologia e suporte de agências de telecomunicações.

A atualização da legislação é necessária para que as operadoras de telecomunicações invistam na infraestrutura do 5G, que exige um número de antenas até dez vezes maior que o atual.

A instalação deve ocupar espaços variados, que podem envolver até semáforos no trânsito. Marília já está em uma lista de 269 cidades do estado com liberação da frequência. Mas apenas 83 dfelas têm legislação.

O 5G está disponível para os usuários de internet em 69 municípios do estado. Prevê maior velocidade e capacidade de uso de dados.

O governo do Estado lançou um programa próprio de suporte aos municípios, o TecnoCidades, que envolve até participação da InvestSP, agência de investimentos com recursos públicos, para suporte a municípios menores.