Marília

Urologista e cirurgião, Osvaldo Ferioli assume Saúde com desafios em Marília

Urologista e cirurgião, Osvaldo Ferioli assume Saúde com desafios em Marília

O urologista e cirurgião geral Osvaldo Ferioli Pereira, que respondia interinamente pela secretaria Municipal de Saúde em Marília, está efetivado no cargo e passa a responder de fato e por direito pela gestão de um dos maiores orçamentos na cidade em momento de grandes desafios.

A polêmica e arrastada concorrência para novo contrato de terceirização dos serviços de saúde na rede primária – unidades de Saúde da Família; a sobrecarga nas unidades de pronto-atendimento nas zonas sul e norte, evolução dos casos de dengue são alguns dos desafios a enfrentados.

A pasta enfrenta ainda uma série de cobranças e demandas do Conselho Municipal de Saúde, que aponta falta de profissionais, de consultas, limitações de atendimento na rede básica, atrasos em exames e falta de transporte entre outros dilemas do setor.

Ferioli era o secretário adjunto, Passou a responder interinamente pela Saúde em janeiro, quando o então secretário, Sérgio Nechar, assumiu vaga de suplente na Câmara de Marília pelo falecimento do vereador Ivan Luís, o Ivan Negão.

Nascido em Marília e formado em 1986 em medicina, Osvaldo Ferioli Pereira concluiu residência médica pela Famema em 1988, com aperfeiçoamento em cirurgia geral.

Entre 1989 e 1990 se especializou em urologia pela mesma faculdade. Ingressou na rede básica de Saúde de Marília em julho de 1991, após ser aprovado em concurso público.

Assumiu suas funções de médico na Unidade Básica de Saúde do Jardim Bandeirantes, na zona Oeste da cidade. Em 1993 passou a clinicar na UBS do Jardim Planalto, na zona Sul da cidade, onde trabalhou até se aposentar, em julho de 2021.

Ainda na rede municipal atuou no chamado regime de dobra com atendimentos nas unidades Chico Mendes, São Judas e Cascata.

Integrou os corpos clínicos da Santa Casa de Misericórdia de Marília e Hospital Espírita de Marília (HEM).

Em junho de 2022 foi convidado por Nechar, para integrar a equipe gestora da Secretaria Municipal da Saúde.