Marília

Vacinação contra gripe é prorrogada em todo o Estado devido à baixa adesão

Vacinação contra gripe é prorrogada em todo o Estado devido à baixa adesão

A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), que deveria acabar no dia 31 de maio, foi pororrogada devido á baixa adesão da população em todo o Estado e ganhou mais importância em Marília após a confirmação de óbito de uma mulher de 73 anos com quadro da doença.

O Estado aponta cobertura de 32,9%, com apenas 6,1 milhões de doses aplicadas, sendo que a meta é de 90%. Já em Marília, a cobertura é um pouco melhor –  em 35,42%, com 36.108 doses aplicadas – mas também longe da meta.

O comunicado da Secretaria Municipal da Saúde aponta expectativa de que  a população entenda a importância da vacina Trivalente, que protege contra três cepas do vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B.

Desde o início do mês de maio, em Marília a vacina foi liberada para toda a população e está disponível em todas as unidades de saúde do município, que funcionam em dias úteis de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Na UBS Nova Marília o atendimento é até as 22h, inclusive para vacinação.

O secretário municipal da Saúde, Osvaldo Ferioli Pereira, ressaltou a importância da vacinação contra a Influenza. “Nessa época do ano os problemas respiratórios sempre aumentam e é fundamental que estejamos mais protegidos. A vacina é segura e é sempre o melhor remédio. Por isso pedimos que a população compareça a uma das nossas unidades para receber a vacina contra a gripe”.

A supervisora do Programa Municipal de Imunização, enfermeira Juliana Carvalho Bortoletto Gomes, informou que as 52 unidades de saúde do município estão abastecidas com a Trivalente.

“O nosso índice de cobertura vacinal está muito abaixo e precisamos que a população tenha consciência da importância de se proteger contra a gripe. Esta semana tivemos o óbito de uma senhora de 73 anos em razão da Influenza e ela não havia se vacinado. Reitero que a vacina é totalmente segura e eficaz em evitar a evolução da doença para esses quadros mais graves. Todas as nossas unidades estão devidamente abastecidas com a vacina e à disposição dos moradores”, disse Juliana.