Veículos

Viralizou: Homem põe cimento em pneu nas redes sociais; veja o vídeo

Reprodução/Supercarblondie Parte lateral do pneu começou a ceder após o cimento
Reprodução/Supercarblondie Parte lateral do pneu começou a ceder após o cimento


Nos últimos dias viralizou nas redes sociais um vídeo onde um homem fura o pneu de seu carro e enche com cimento . A ideia é surreal, mas o criador do vídeo vai além e monta o pneu concretado e faz um pequeno teste, o suficiente para mostrar que a ideia não é tão certa , e que o ideal é encher seu pneu com ar .

Não se sabe se o criador do vídeo fez isso pensando justamente em viralizar ou foi somente pela experiência de ter uma ideia absurda e realizá-la, mas conversamos com Rafael Astolfi , gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas , para entender os perigos que esse vídeo representa para os motoristas.

“Encher o pneu com cimento, como mostrado no vídeo, é algo tão absurdo e sem sentido que fica difícil até mesmo prever os resultados dessa atitude. Além de degradar todas as características e funcionalidades do produto, tornando-o basicamente inútil, o resultado pode e vai ser desastroso. O cimento não possui as características mecânicas necessárias para suportar a força centrífuga gerada pela rodagem, que ainda é combinada com a carga oscilante. Inevitavelmente, partes do cimento vão se desprender e serão projetadas contra a caixa de rodas. Podem, ainda, ricochetear e serem projetadas em qualquer direção. Além disso, características como poder de frenagem e de dirigibilidade são totalmente anuladas por essa atitude.” Afirma o executivo.

Apesar do conforto comprometido, esse não é o principal problema dos pneus com cimento. O maior problema mostrado no vídeo é a segurança , já que o pneu além de desmanchar conforme o carro se movimenta, o veículo não contaria com a aderência necessária para realizar curvas e frenagens, por exemplo:

“Claramente o pneu passou a desintegrar. Infelizmente, não é possível saber quanto tempo o pneu rodou antes disso acontecer, mas parece que o ele está sofrendo dos efeitos da rodagem com baixa pressão, que superaquece a estrutura e causa o desprendimento da porção da banda de rodagem das laterais do pneu. Provavelmente o cimento deve ter preenchido o pneu, mas não oferece suporte suficiente, ainda mais depois que começou a esfarelar.” Conclui Astolfi

Fonte: Carros