Marília

Marília terá horário extra em três unidades para vacinação contra gripe e Covid

Marília terá horário extra em três unidades para vacinação contra gripe e Covid

Três unidades de saúde de Marília vão atender em horário especial na terça e na quarta-feira para possam intensificar a vacinação contra Influenza (Gripe) e Covid-19. O serviço será oferecido das 17h às 21h nos três endereços.

Serão incluídas a UBS Santa Antonieta, que fica na rua Profª. Berta de Camargo Vieira, 595, na zona norte; UBS Chico Mendes, que se localiza na rua Amador Bueno, 1.085, zona oeste; e UBS Cascata, que fica na rua Cláudio Manoel da Costa, 43, zona leste. Além dessas, a unidade Nova Marília, na Avenida Mem de Sá, 360, zona sul, funciona em dias úteis de segunda a sexta-feira até as 22h.

O secretário municipal da Saúde,Osvaldo Ferioli Pereira, disse que será mais uma oportunidade para a população se vacinar. “Assim, a população de todas as regiões da cidade poderá se organizar para receber a vacina contra a gripe e contra a Covid, aumentando dessa forma a sua proteção e evitando casos graves dessas doenças. Peço àqueles que ainda não se vacinaram para que aproveitem essa oportunidade.”

Já a enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Imunização, Juliana Carvalho Bortoletto Gomes, lembrou que as unidades de saúde estarão abastecidas com todas as vacinas. “Além da Influenza e da Covid-19, as unidades de saúde terão também as vacinas de rotina para que todos possam regularizar o esquema vacinal e estarem protegidos. É importante, porém, ressaltar que precisamos melhorar o índice de cobertura contra Influenza e Covid. Quem ainda não se vacinou, pedimos para que compareçam numa dessas unidades, aproveitando esses dias de horário estendido.”

INFLUENZA
A vacina contra a Influenza (gripe), chamada Trivalente, protege contra três cepas no vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B.

COVID
A vacina bivalente (Covid-19) reúne anticorpos da subvariante ômicron BA.1 e BA.4 conjugada com BA.5 – o que corresponde ao seguinte: ao ser vacinado pela bivalente a pessoa estará se protegendo contra a BA.1 e contra a BA.4 e BA.5.

É importante ressaltar que para receber a dose de reforço bivalente a pessoa precisa ter completado o ciclo vacinal, respeitando intervalo de quatro meses da última dose. E caso tenha contraído Covid-19 nos últimos 30 dias, tem que aguardar esse período pós-doença para receber a dose de reforço.