Uma comissão federal especial da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Defesa dos Municípios fez sua primeira reunião com uma novidade para Marília e região: a participação do advogado Ronan Figueira Daun como representante do Estado.
A comissão existe para busca do fortalecimento dos municípios junto ao Governo Federal e Estadual. Sua atuação envolve conhecimento de gestão pública, legislação e atuação específica, como junto aos tribunais de contas.
Formado em Direito pela Unimar (Universidade de Marília), Ronan recebeu em março a nomeação pelo presidente do Conselho Federal da OAB, José Alberto Simonetti.
Além da experiência e formação jurídica, leva ao trabalho experiência como vereador e presidente da Câmara de Lupércio (SP), e passagem pela gestão municipal nas áreas Jurídica, Fazenda, Planejamento e Saúde em Lupércio, Gália e Presidente Alves.
“Uma sensação de profunda alegria. A nomeação motiva ainda mais a busca pelo conhecimento em prol da coletividade. Todo o esforço conjunto, faz a diferença em prol de um bem maior a qualquer instituição: o cidadão”, explica Ronan.
Na primeira reunião, a comissão teve a participação do presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti; do deputado federal Fausto Pinato, e do advogado de Marília. O tema foi a composição final da Comissão e a expectativa é começar logo trabalho com muitos temas.
A comissão já tem em pauta discussão de valores do repasse para educação e saúde, desburocratização do acesso a créditos por parte dos municípios e demandas diversas que influenciam gestões municipais.
São áreas em que, além da formação jurídica e experiência prática, o advogado aprimorou como cursos e atuação em diferentes órgãos, além de integração às Comissões de Direito Administrativo e de Direito do Terceiro da OAB no Estado de São Paulo, com nomeação pela presidente Patrícia Vanzolini.