O ator Stenio Garcia, de 91 anos, se submeteu a uma harmonização facial e dividiu opiniões. O tratamento, que é um conjunto de procedimentos estéticos muito buscado pelos brasileiros, virou assunto na mídia e viralizou com um resultado ruim. Segundo a biomédica Ana Clara Brathwaite, o resultado foi ótimo, considerando a situação da idade e da qualidade da pele dele.
“O mais importante é que o paciente entenda seus desejos e busque um perfil de profissional que valorize a naturalidade e não tenha como prática o exagero. No consultório, meu foco é sempre melhorar a aparência e a autoestima, usando os procedimentos adequados para valorizar os aspectos do paciente e trazer rejuvenescimento natural, sem mudar as características principais e com segurança”, explica Ana Clara.
Em entrevista, Stenio comentou que estava com a pele caída por causa de exercícios físicos e fez o procedimento “para voltar para o mercado”. O tratamento foi feito com ácido hialurônico e laser no pescoço. A pele do idoso tem algumas particularidades. É mais desidratada, fina, sensível, com células que demoram a se renovar e com pouca sustentação, por causa da perda de colágeno. Alguns procedimentos devem ser evitados, e outros cuidados – como o uso de cânulas para evitar perfuração de vasos e artérias – são recomendados. Ainda assim, com o acompanhamento de um bom profissional, é possível realizar um tratamento adequado com resultados satisfatórios.
Para a cirurgiã-dentista especialista em odontologia estética, Kátia Blume, “quando fazemos a harmonização fácil, estamos buscando se aliar com rejuvenescimento facial, mas buscando manter leve e uma aparência natural . A harmonização deve ser realizada aos poucos, não de uma única vez, fazendo uma aplicação grande e trazendo um visual exagerado”. Segundo a dentista, não existe uma idade limite, mas deixar a leveza, deixar mais natural é o melhor e mais indicado.
“As mudanças no rosto do ator Stenio Garcia foram bem significativas e com um olhar mais profissional, podemos dizer que está exagerado. Minha indicação é que não seja realizado tantos procedimentos em uma única vez e não importa a idade”, recomenda Kátia.
“Eu sou a favor de Harmonizar sem descaracterizar. “O procedimento deve ser individualizado, pois cada pessoa tem a sua própria beleza e equilíbrio, e em qualquer idade, mas sempre respeitando os limites de saúde e do bom senso”, explica e especialista em harmonização facial Amanda Sodré. Amanda reforça que para realizar o procedimento, o especialista tem que conhecer a anatomia facial de forma completa e profunda. Além disso, é essencial entender o perfil do produto a ser utilizado.
Fonte: Mulher