Marília

Conferência em Marília vai discutir serviços e diretrizes de assistência social

Conferência em Marília vai discutir serviços e diretrizes de assistência social

Marília terá no dia 23 nopva edição da Conferência Municipal de Assistência Social, que neste ano terá como focoa reconstrução do Serviço Únido de Assistência e temas como transferência de renda, integração de serviços e ampliação no acesso a serviços sociais.

O encontro deve discutir e propor diretrizes a serem executadas tanto pelos órgãos governamentais, quanto pelos não-governamentais, nos âmbitos das Políticas Públicas de Assistência Social.

As conferências municipais, estaduais e federal são realizadas a cada dois anos e desempenham papel fundamental na formulação conjunta das diretrizes da Política de Assistência Social no país. Levam em consideração as particularidades e peculiaridades regionais.

Para a presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Eliane Cristina Souto Fonseca, as plenárias são espaços de mobilização e participação social. “O foco é avaliar a Política de Assistência Social e planejá-la com base nas demandas apresentadas pela população usuária”.

O secretário municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, Wilson Damasceno, disse que o encontro contribui para a mobilização de todos os envolvidos dentro e fora dos órgãos públicos.

“É fundamental para dar à comunidade o acesso às informações e proporcionar articulação, debates, exercendo a garantia de direitos e acesso a políticas públicas elaboradas de forma democrática nesses espaços coletivos”, observou.

Cronograma

O evento acontece no Auditório da reitoria da Unimar. O credenciamento será das 8h às 8h30 [assinatura da lista de presença, entrega de crachás e pastas]. 

Serão montados grupos de trabalho que desenvolverão as análises e discussões das 9h40 às 11h10 [divisão da plenária em números iguais aos de subtemas/dimensões trazidos pelo Conselho Municipal e levados para espaços – salas – menores para discussão dos Eixos e Dimensões. Veja abaixo os eixos da conferência:

Eixo 1 – Financiamento: Financiamento e Orçamento de Natureza Obrigatória.
Eixo 2 – Controle Social: Qualificação e Estruturação das instâncias de Controle Social com Diretrizes Democráticas e Participativas.
Eixo 3 – Articulação entre os segmentos: Como potencializar a participação social no SUAS?
Eixo 4 – Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS
Eixo 5 – Benefício e Transferência de Renda.