O município de Canoa Quebrada, ou vila de Canoa Quebrada, é um dos destinos mais procurados do estado nordestino do Ceará por quem busca um local para aproveitar o melhor as praias brasileiras.
O local é envolvido por um misticismo do passado, uma vez que foi muito procurado pelos famosos hippies durante a década de 1970. Hoje, a cidade está restaurada e pronta para receber os milhares de turistas que chegam todos os anos, de todos os cantos do Brasil e também de países do exterior.
A região fica a 12 km do município de Aracati, e a 163 km de Fortaleza. Famosos como o casal Thiaguinho e Carol Peixinho, e a atriz Cristiana Oliveira já conferiram de perto todas as belezas que o destino cearense proporciona.
O que fazer em Canoa Quebrada?
A principal praia do local, homônima e localizada na vila de Canoa, se tornou um dos destinos turísticos mais procurados da região. As águas tranquilas e de temperatura morna estão entre os atrativos do destino, mas que não se restrigem apenas a estes fatores.
As falésias da região ajudam a formar um cenário perfeito para quem quer aproveitar o destino nordestino e o tempo de férias com tranquilidade e qualidade. As águas claras da praia também proporcionam aos amantes de esportes radiciais a prática de kite e windsurf, entre outras atividades.
No acesso pelo lado direito da Praia da Canoa está outra praia bastante procurada: a de Majorlândia. Menos badalada que a principal, mas não menos interessante, o local é ideal para quem busca um refúgio paradisíaco mais tranquilo em Canoa Furada.
Pela estrutura turística menor, os preços de serviços nesta praia, como itens vendidos em quiosques e aluguéis de cadeiras e guarda-sóis, saem mais em conta na região. O local é ótimo também para quem busca um destino menos movimentado durante feriados prolongados, como o Carnaval.
Ir a Canoa Quebrada e não visitar o principal símbolo da região é como não visitar a cidade. O símbolo de Canoa está espalhado por toda a vila, mas o original está esculpido em uma falésia, e representa uma meia lua acompanhada de uma estrela, com o nome da cidade. Tirar uma foto com o símbolo, como fez Thiaguinho e Carol Peixinho, é sair de Canoa Quebrada com um registro inesquecível da visita ao paraíso cearense.
Outra praia da região é a Praia de Ponta Grossa, em Icapuí, a 50 km de Canoa. Por mais que esteja distante, vale a visitação, principalmente por quem busca passeio de buggy, que é feito por lá.
Caso a pessoa visite a praia de carro, é possível trafegar pelas praias da região até Ponta Grossa, o que proporciona um passeio belíssimo pela costa cearense. O visitante só precisa se atentar à maré, que deve estar baixa.
A praia possui diversas falésias avermelhadas e formações rochosas que juntas constroem a beleza única do local. Muito tranquila, Ponta Grossa é menos badalada que a Praia da Canoa, e é mais um destino na região especial para quem busca descanso durante as férias.
Outra atividade interessante para se fazer em Canoa Quebrada é o passeio de jardineira. Em cerca de cinco horas, o visitante consegue conhecer os principais pontos da região, como o Símbolo de Canoa, o Parque Eólico, as praias, a foz do rio Jaguaribe, entre outros.
Na alta temporada, durante o verão, o passeio acontece praticamente todos os dias e é recomendável para aqueles que não querem esperar por um passeio de buggie coletivo.
Para quem deseja apreciar o entardecer em Canoa Quebrada, visitar a Duna do Pôr-do-Sol é a pedida! A duna leva esse nome porque ficou famosa pela vista privilegiada da passagem do dia para a noite. Dá para acessar o topo da duna a pé, e as boas fotos estarão garantidas. O ideal é escolher um dia com céu claro para aproveitar ainda a vista noturna e admirar o céu canoano.
Outro ponto muito visitado que praticamente o turista será obrigado a passar é a rua Broadway, a principal de Canoa Quebrada. Na rua, o movimento de carros é proibido, o que faz dela uma ótima via para passear com a família e amigos.
Lojinhas com artigos locais, bares e restaurantes que oferecem culinária típica fazem a rua ficar movimentada durante o dia e a noite, além de ter se tornado um ponto de encontro garantido para partir a outros pontos da cidade.
Quando ir a Canoa Quebrada
A alta temporada em Canoa Quebrada se estende do início do verão, em dezembro até o fim do Carnaval, entre fevereiro e março, a depender do ano; além do período de férias no início do segundo semestre, entre julho e agosto. Feriados prolongados também costumam atrair muitos turistas.
Em contrapartida, no verão é mais propício encontrar todos os serviços e estabelecimentos funcionando corretamente, o que proporciona um melhor aproveitamente da região.
Caso o visitante escolha o destino para relaxar, evitar estes períodos é uma boa dica. Já quanto ao clima, durante todo o ano as temperaturas costumam ser altas, variando entre 27ºC e 29ºC, mesmo em épocas mais frias, como o inverno e o outuno. De fevereiro a maio as chuvas costumam ser mais constantes.
Fonte: Turismo