Marília

Psicóloga de Marília denuncia abuso em clínica para dependentes na região de Prudente

Psicóloga de Marília denuncia abuso em clínica para dependentes na região de Prudente

Uma psicóloga de Marília registrou nesta segunda-feira denúncia com pedido de investigação do Ministério Público do Estado sobre condições de atendimento em uma clínica para dependentes químicos com sede em Pirapozinho após recebimento de queixas no final de semana.

A psicóloga diz em uma representação encaminhada ao MPO que esteve no local como visitante – não em atuação profissional – e que identificou queixas como situação de uso abusivo de força e restrição de cuidados como alimentação.

“Perguntei para um jovem interno, que não me conhecia, como era o tratamento e os cuidados e ele me pediu ajuda e alegou ter medo de ser visto conversando sobre isso por represálias. Fui até a janela de um quarto onde havia outro interno e o questiono sobre o mesmo assunto… ele me respondeu que também sofria violência psicológica e maus tratos…”, diz o documento enviado ao MP.

Ela afirmou ao Giro Marília que também levou o caso à Polícia e fez um registro online de ocorrência. ” O triste costume de rotular e assim determinar: drogadicto não tem voz, não tem vez. Eu me importo. Somente eu?”, questionou.

A mensagem diz ainda que são internações contratadas, com custo alto para as famílias e que após chamar a polícia a instituição foi avisada sobre a denúncia.

“Fui chamada e questionada pelos responsáveis da instituição. Respondi que ‘sim, chamei… não posso afirmar ou mesmo negar que ocorra o que me disseram e que sei é precisa ser averiguado’. No final muitos internos querem testemunhar sobre os fatos”, contou.

A psicóloga fez o registro da denúncia no MP nesta segunda-feira e disse que a intenção não é só uma denúncia, mas provocar atuação de fiscalização de órgãos com autonomia para isso e condições de acesso e investigação junto às famílias de internos.

“Não sei se é tudo verdade, sei que muitos exageram e mentem. Pessoas fazem isso, não especificamente os drogadictos.”