Marília

Mutirão estadual de cirurgias cardíacas inclui pesquisa de casos em Marília

Mutirão estadual de cirurgias cardíacas inclui pesquisa de casos em Marília

Um levantamento a ser produzido pelos 17 departamentos regionais de Saúde no Estado, incluindo o de Marília, vai definir lista de atendimentos para um mutirão de cirurgias cardíacas anunciado nesta segunda pelo governo.

O mutirão vai atender pacientes elegíveis para cirurgia de substituição de válvula cardíaca, os com condições congênitas pediátricas, os congênitos adultos e os que necessitam de procedimento para a revascularização do miocárdio.

O levantamento junto aos Departamentos Regionais deve selecionar unidades de saúde do Estado aptas a oferecer os atendimentos, de acordo com o número de pacientes que serão atendidos pelo programa em cada região. 

A iniciativa foi apresentada pelo governador Tarcísio de Freitas no Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese, na capital. Prevê 3.000 atendimentos em todo o Estado.  

A iniciativa integra o Plano de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas de São Paulo e está recebendo investimento de R$ 150 milhões para viabilizar os atendimentos.

O objetivo é reduzir a espera por cirurgias eletivas em quatro grupos priorizados de procedimentos, de acordo com levantamento feito pela equipe do Dante Pazzanese e prestadores de serviços habilitados em alta complexidade em cirurgia cardiovascular.  

O Governo de São Paulo também vai investir na ampliação de 50 leitos de enfermaria no Dante Pazzanese e reabertura de leitos de UTI e enfermaria fechados no Instituto do Coração (Incor).