Marília

Censo ameaça verbas de cidades e atinge região de Marília; CNM pede contagem em 2025

Censo ameaça verbas de cidades e atinge região de Marília; CNM pede contagem em 2025

O resultado do Censo 2022 com apontamento de redução do número de habitantes pode impactar orçamento de até 770 municípios brasileiros e  o alerta preocupa prefeitos em diversas cidades, incluindo a região de Marília.

“Para a entidade, os dados não representam com fidedignidade a realidade do país e impacta diretamente nos recursos transferidos”, diz um carta assinada pelo presidente da confederação.

O documento aponta “desvios muito acentuados” entre a população estimada e a efetiva e a Confederação vai atuar junto ao Congresso Nacional e ao Executivo para que uma nova contagem populacional seja realizada já em 2025.

A Confederação já havia apontado em janeiro deste ano o risco de perdas com base na prévia do Censo divulgada pelo IBGE que já relatava números abaixo das projeções de 2021. 

A lista naquela mês incluiu municpípios como Garça, Assis, Paraguaçu Paulista e Getulina, alguns próximos como Promissão, Quatá, e Cafelândia e até cidades de porte maior, como Jaú.

Um novo estudo após a divulgação dos resultados reforçou o alerta e apontou os problemas na coleta de dados e a falta de levantamentos de 2015 como problemas do relatório final. Já apoio com pedidos também de mudanças no FPM para evitar as perdas.

“A CNM acompanhou com atenção e preocupação os inúmeros relatos de gestores municipais sobre problemas enfrentados na ponta durante a coleta, a exemplo da dispersão dos recenseadores, que tiveram salários pagos com atraso, da falta de qualificação de pessoal e estrutura do IBGE, e de outros problemas na coleta.”

Pela análise da CNM, 4.523 cidade se mantiveram estáveis e 249 irão ganhar coeficiente. Quando se analisam os dados por Região, 29% dos Municípios do Norte perderam coeficientes, enquanto o percentual para o Nordeste é 18%; para o Centro Oeste e Sudeste, 11%; e para o Sul, 8%.

Acesse aqui o estudo da confederação sobre os repasses.