O período de férias é extremamente importante no calendário do trabalhador. Segundo pesquisa feita pela Pulses, empresa de soluções para melhorar o engajamento, a performance e o clima organizacional, 81% dos trabalhadores se sentem esgotados. Além disso, mais da metade das pessoas leva os notebooks de trabalho para as férias, conforme relatório anual de Privação de Férias da Expedia, empresa de viagens e tecnologia americana. Descansar é fundamental para o bem-estar, então o equilíbrio é imprescindível.
Kiko Kislansky, sócio-educador corporativo do Grupo Cazulo, comenta que a concepção geral sobre produtividade é de “trabalhar, bater metas e ganhar dinheiro”, quando na realidade, é preciso ser produtivo em outras áreas da vida. “Praticar o autocuidado e abastecer a alma com atividades que fazem o coração vibrar fora do trabalho também significa produtividade. Mais que construir uma vida produtiva, precisamos construir uma vida significativa, pautada na expressão do nosso propósito”, afirma.
Já o psicólogo analítico e apresentador do canal Conhecimentos da Humanidade, Bruno Lanaro, explica que quando ocorre o descanso, o corpo e a mente se regeneram, recuperam energia e encontram equilíbrio. Ele destaca que esse momento estimula a imaginação e criatividade. “Ao respeitar o período necessário de descanso, nutrimos nossas paixões e interesses e reconhecemos aspectos da nossa identidade que podem ter sido deixados de lado na correria do dia a dia”, relata.
Lanaro diz que as expectativas sociais levam as pessoas a acreditar que devem ser produtivas o tempo todo: “A sociedade valoriza muito a ação e o trabalho duro, e, muitas vezes, esquecemos da importância do descanso”. Ele ressalta que é importante ter uma rotina flexível que permita fazer coisas produtivas, mas também relaxar e curtir o ócio para manter o bem-estar.
Momentos de descanso podem levar as pessoas a abrirem o coração para olhar para dentro de si. A mente relaxada é um terreno excelente para encontrar respostas que levam a uma maior clareza sobre o propósito de vida. “Podemos refletir sobre nossos talentos, paixões, valores e compreender o que realmente faz nossos olhos brilharem. A partir da conexão com o nosso verdadeiro propósito, nos aproximamos da felicidade plena. Afinal, viver nosso propósito é um pilar central da felicidade humana”, acrescenta Kislansky.
Além dessas práticas, os profissionais sugerem algumas dicas fundamentais para alcançar o equilíbrio nas férias com a produtividade:
- Meditação
Kiko Kislansky cita a meditação como uma ferramenta fantástica nesse processo. Validada pela ciência através de algumas das principais instituições de pesquisa do mundo, muitas pessoas consideram a meditação como o ato de “não fazer nada”, quando, na realidade, a prática gera benefícios transformadores para o corpo, a mente e a alma.
- Introspecção
Bruno Lanaro, por sua vez, sugere atividades mais individuais que exijam certo nível de introspecção, como ler livros e escrever um diário para expressar sentimentos e provocar reflexões. A prática de voltar para si para compreender as próprias emoções e dar tempo a elas é necessária.
- Atividade física
A relação entre praticar exercícios físicos e uma saúde mental estável tornou-se um consenso na área da saúde, já que, além de reduzir riscos de depressão, auxilia a regular o estresse do dia a dia.
- Sono de qualidade
O sono é dividido em dois momentos: tranquilo e REM. O sono tranquilo se refere ao relaxamento do corpo e redução dos batimentos cardíacos, que estão relacionados ao impulsionamento do sistema imunológico. Já durante o sono REM acontecem os sonhos, em que há a melhora da memória, aprendizado e saúde mental e emocional. Assim, o psicólogo recomenda cochilos revigorantes e sono de qualidade.
- Cultura
Ouvir uma música que te faz sentir bem pode ser muito importante para a manutenção da saúde mental, como explica estudo da revista JAMA Network Open de 2022. Além disso, também é recomendado assistir filmes e séries que causam sentimentos positivos.
Fonte: Mulher