Marília

Programa de Ministério para saúde mental inclui Marília em serviços

Programa de Ministério para saúde mental inclui Marília em serviços

O Ministério da Saúde anunciou a ampliação do orçamento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) com investimento de R$ 200 milhões em 2023 e habilitou novos serviços, o que incluiu Marília entre as cidades com novas atribuições de serviços e repasses (veja mais cidades no final do texto).

Segundo o comunicado, o objetivo de aumentar a assistência na rede de saúde mental no SUS em todo Brasil. Os valores representam 27% a mais no orçamento.

O repasse será direcionado para os 2.855 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) existentes no país e para os 870 Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT).

O custeio dos novos serviços habilitados será de R$32.389.256. Segundo o órgão, o objetivo é recuperar a rede de atendimento psicossocial que estaria em queda nos últimos anos.

“Em todo mundo e no Brasil, a saúde mental passou a ser uma demanda cada vez maior para os sistemas de saúde, principalmente após a pandemia da Covid-19. Tratar o tema como eixo central e estratégico para o SUS é prioridade do Ministério da Saúde, que está alinhado com as diretrizes da reforma psiquiátrica brasileira.”

Ainda de acordo com o comunicado, a Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde reassume os princípios da desinstitucionalização e da atenção psicossocial para a promoção do cuidado em liberdade e preservação da cidadania das pessoas que usam os serviços da rede.

Veja abaixo os serviços habilitados em Marília e região ou consulte a lista completa de cidades.