O Twitter enviou uma carta à Meta ameaçando mover um processo contra a empresa por conta do lançamento do Threads , rede social atrelada ao Instagram que imita o Twitter.
O documento foi revelado pelo site estadunidense Semafor, e é assinado por Alex Spiro, advogado do Twitter. No texto, Spiro afirma que a Meta se envolveu em “apropriação indevida sistemática, intencional e ilegal de segredos comerciais do Twitter” para criar o Threads.
O Twitter acusa a Meta de ter contratado dezenas de ex-funcionários da empresa que sabiam de seus segredos comerciais para utilizá-los na criação do Threads.
“A Meta designou deliberadamente esses funcionários para desenvolver, em questão de meses, o aplicativo imitador Threads da Meta com a intenção específica de usar os segredos comerciais do Twitter e outras propriedades intelectuais para acelerar o desenvolvimento do aplicativo concorrente da Meta, em violação de ambos os estados e a lei federal, bem como as obrigações contínuas desses funcionários com o Twitter”, diz o email.
No texto, Spiro afirma que o Twitter “pretende fazer cumprir rigorosamente seus direitos de propriedade intelectual”, e afirma que a Meta deve estar preparada para enfrentar a empresa na Justiça.
Por enquanto, nem o Twitter nem a Meta comentaram oficialmente o email divulgado pelo Semafor. Através do Threads, porém, o diretor de comunicação da Meta, Andy Stone, compartilhou a notícia e escreveu: “Para ser claro: ninguém na equipe de engenharia do Threads é um ex-funcionário do Twitter – isso simplesmente não existe”. No Twitter, Musk afirmou que “competir é bom, trapacear não”.
Threads
Lançado nesta quarta-feira (5), o Threads é um aplicativo de textos curtos bastante similar ao Twitter. Nele, é possível fazer publicações de até 500 caracteres, além de postar fotos e vídeos. Horas após o lançamento, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, afirmou que a novidade havia atingido 30 milhões de usuários.
A nova rede social é completamente associada ao Instagram, importando perfil e seguidores. Não é possível criar uma conta no Threads sem ser um usuário do Instagram.
Fonte: Tecnologia