Arte & Lazer

Destino dos Famosos: Cartagena, o destino caribenho colombiano

Reprodução/Instagram 05.07.2023 Vivian Amorim e Lívia Andrade em Cartagena, na Colômbia
Reprodução/Instagram 05.07.2023 Vivian Amorim e Lívia Andrade em Cartagena, na Colômbia
 

Cartagena das Índias, ou Cartagena, como é mais comumente chamada, é uma linda cidade colombiana margeada pelo Mar das Caraíbas, ou Mar do Caribe , e é um dos destinos mais paradisíacos da América do Sul.

A Cidade Amuralhada, a parte mais antiga da cidade, é o coração de Cartagena. Lá se localiza grande parte dos pontos turísticos e é um ponto obrigatório de visita quando se vai à cidade colombiana.

Construída como forma de proteger Cartagena dos ataques que sofria, por ter sido no passado uma cidade portuária, a muralha preserva ruelas que remontam ao passado, igrejas, praças, museus, restaurantes, bares e edifícios de arquitetura colonial, com varandas floridas que são características da região.

Famosos brasileiros já viram de perto os encantos de Cartagena, como as apresentadoras Lívia Andrade e Vivian Amorim.

O que fazer em Cartagena?

Como já adiantado, a Cidade Amuralhada é a região de Cartagena cercada por uma antiga muralha. A construção tinha como função proteger o local contra ataques piratas e hoje é formada por quatro pequenos bairros: Centro, San Diego, Matuna e Getsemani.

Nestes bairros estão concentrados os principais pontos turísticos da região, como o Palácio da Inquisição – construção do período colonial que hoje abriga exposições sobre a história de Cartagena e da inquisição católica, uma vez que a cidade foi sede do Tribunal do Santo Ofício, que condenava e torturava pessoas por heresia, bruxaria, bigamia, sodomia, entre outros crimes outrora.

Na parte térrea do palácio estão exibidos instrumentos de tortura utilizados durante o período de dominação da Igreja. Já nas salas superiores, é possível observar painéis, quadros e objetos da época da colonização.

Outro ponto turístico de destaque localizado na região da Cidada Amuralhada é a Torre do Relógio, um dos símbolos de Cartagena. O local foi no passado a principal entrada à Cidade Amuralhada, e chama a atenção pela sua arquitetura imponente, que pode ser vista mesmo que de longe.

A torre hoje funciona como um portal que divide dois bairros da cidade e é possível passar debaixo dela e de seu relógio. Para quem gosta de doces, na frente da torre está localizado o Portal de Los Dulces.

No local, o turista vai encontrar uma grande variedade de doces típicos colombianos para se deliciar, além de pratos típicos ao estilo “comida de rua”. No comércio há uma grande variedade de vendedores, cada um com seus quitutes tradicionais como bolitas de tamarindo, caballitos, cocadas e cubanitos. A supervantagem é que os preços são muito acessíveis quando convertidos.

Saindo um pouco da região da Cidade Amuralhada, vale explorar outros pontos incríveis de Cartagena, como o Castelo de San Felipe de Barajas, no barrio Pie del Cerro. Construído entre 1536 e 1657, o edifício é considerado a maior construção feita por espanhóis no Novo Mundo.

O fortaleza teve a função de proteger Cartagena de ataques estrangeiros e sua localização estratégica permitia observar possíveis inimigos. Além da grandiosa estrutura externa, o interior do castelo possui diversos quartos, labirintos, corredores e túneis, todos arquitetados para surpreender os possíveis inimigos.

Saindo do castelo, vale a visitação em outro ponto curioso de Cartagena, conhecido como “Os Sapatos Velhos” (Las Botas Viejas). O monumento, feito em bronze, é uma homenagem a um poeta regional chamado Luis Carlos López e é inspirado no poema “À minha cidade natal”. Próximo da obra há muitos vendedores de objetos, comidas e outros artigos regionais que os turistas podem trazer de lembrança da cidade.

No Centro, para quem busca uma opção similar aos famosos barzinhos brasileiros, vale tirar um tempo para provar a gastronomia local e conhecer as bebidas típicas colombianas na Praça de Santo Domingo. Ela é uma das mais animadas e concorridas de Cartagena.

Sempre lotada, tanto de dia quanto à noite, o lugar é ótimo para conhecer pessoas novas e experenciar a vida cotidiana da cidade. Na praça ainda há uma escultura chamada “Gertrudes”, que foi doada pelo artista figurativista colombiano Fernando Botero.

Para quem quiser “esticar” depois da visita à Praça de Santo Domingo, e curtir a noite colombiana, uma das pedidas é o restaurante La Vitrola, um dos mais badalados de Cartagena. Além da ótima comida, o estabelecimento é o local ideal para conhecer a música que agita a região. O restaurante tem um ambiente refinado e de alto padrão.

Outro local indicado, especialmente para quem quer dançar no ritmo da salsa, é o Dónde Fidel, localizado na Plaza de Los Coches, no Centro. O bar conta com mesinhas a céu aberto, uma área interna, e tem clima descontraído. É ótimo para fazer contato com os locais e conhecer pessoas novas.

Turismo religioso em Cartagena

Para aqueles que buscam conhecer a fé de Cartagena, a cidade é recheada de pontos turísticos que compõem seu turismo religioso . Uma das opções é o Convento Santa Cruz de La Popa, localizado na bairro de Cerro de La Popa.

A primeira construção do edifício ocorreu em 1607 e está, estrategicamente, localizada no ponto mais alto da cidade. A vista é espetacular, de onde é possível admirar quase toda Cartagena.

O convento possui uma arquitetura colonial, além de um museu em seu interior com peças religiosas, quadros e esculturas. Já a Catedral Metropolitana, no Centro, entre a Rua Santos de Pedra e a Plaza de La Proclamación, é uma das igrejas mais importantes da cidade.

Fachada da Igreja de San Pedro Claver, na Cartagena (Colômbia)
Reprodução/Instagram 05.07.2023

Fachada da Igreja de San Pedro Claver, na Cartagena (Colômbia)

Também chamada de Basílica Menor Santa Catalina de Alejandría, sua primeira construção ocorreu em 1575.

É possível conhecer o interior da igreja fora do horário das missas, com a ajuda de um guia. A construção conta com enormes colunas de sustentação, além de um altar-mor com detalhes em ouro.

A Igreja de Santo Domingo é outro templo muito importante para Cartagena. É a igreja mais antiga da cidade com a construção iniciada no final do século 16, e também vale a visitação.

Outro templo religioso histórico é a Igreja de San Pedro Claver, que abriga também um monastério construído a partir do século 17. No interior da igreja é possível observar um claustro, além de um museu de arte sacra. Há a possibilidade de visitar as dependências do conjunto arquitetônico com o apoio de um guia.

As praias da Cartagena

Cartagena é considerado um destino do Caribe e isso, automaticamente, já faz o local ser cobiçado como um refúgio paradisíaco, e as praias cartagenas comprovam essa teoria, mesmo que não se comparem às praias mais procuradas do Caribe, como as de Cancún , Punta Cana ou St. Martin.

 

Uma das melhores de Cartagena é a Playa Blanca, localizada na Isla de Barú, ao sul da cidade. Ao visitar a praia o turista irá encontrar águas cristalinas com temperatura agradável e areia clara – cenário que oferece conforto e relaxamento em terras sul-americanas.

Um ponto a ser levado em consideração é que a praia é bastante movimentada, seja de turistas ou vendedores, como ocorre nas praias brasileiras, especialmente as do Rio de Janeiro.

Outra praia famosa de Cartagena é a Bocagrande, localizada em um bairro sofisticado homônimo. As ondas costumam ser pequenas com água quente e clara, e a areia é escura – realmente muito escura -, o que traz um visual diferente para o local.

Assim como a Playa Blanca, Bocagrande também é muito movimentada, especialmente nos fins de semana, com turistas locais e estrangeiros, além dos vendedores colombianos.

El Laguito é outra praia que fica em um bairro residencial homônimo da cidade colombiana. Menor que as anteriores, sua extensão de areia é curta, o que torna o espaço disputado, especialmente nos fins de semana. Já para quem busca menos badalação e um destino de praia para descanso, La Boquilla é a ideal.

Ela fica distante da área central da cidade e de quase todos os pontos turísticos de Cartagena. É uma praia grande, com águas calmas e vários bares próximos da areia, que é fina e escura. Outra praia menos visitada é a do bairro de Manzanillo, a cerca de 30 minutos do Centro de Cartagena.

Ela é mais prestigiada pelos moradores locais, o que a torna um lugar interessante para conhecer, especialmente para quem busca uma experiência mais imersiva na cultura colombiana. Pela baixa procura, dificilmente se verá ambulantes nesta praia, o que deixa ainda mais especial para quem busca descansar durante a visita a Cartagena.

Dicas importantes

Brasileiros que visitam Cartagena não precisam de visto, nem mesmo passaporte. Sendo assim, é possível conhecer o país apenas portando um RG com foto identificável que tenha sido emitido há menos de 10 anos. Um ponto de atenção aqui é sobre as conexões, que geralmente ocorrem no Panamá: é preciso checar com a companhia aérea se é necessário apresentar um passaporte durante a conexão.

Brasileiros também precisam apresentar o Certificado Internacional de Vacinação, comprovando a vacina contra febre amarela. Sobre a a moeda utilizada em Cartagena, é mais vantajoso utilizar a local, o peso colombiano, além da possibilidade de pagamentos com cartões de crédito.

O uso de dólar pode sair mais caro, além de muitos estabelecimentos não aceitarem o dinheiro norte-americano.

Falando sobre clima, se prepare para passar calor. O ideal é evitar passeios ao ar livre por volta de meio-dia, quando a temperatura alta se acentua. Passeios realizados pela manhã ou no final da tarde são os ideias para quem tem problemas com o calor.

Por fim, outra dica importante é sobre as tomadas de Cartagena, que possuem dois pinos chatos, geralmente. O ideal é levar adaptores internacionais para não haver problemas.

Fonte: Turismo