Marília

Supermercados Paulistas Registram Deflação de 0,21% em Junho

Supermercados Paulistas Registram Deflação de 0,21% em Junho

 O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com a Fipe, apresentou deflação de 0,21% no mês de junho.

 A queda nos preços foi impulsionada principalmente pelos produtos semielaborados (-2,5%), frutas (-1,50%), verduras (-1,13%), legumes (-5,67%), e bebidas alcoólicas (-0,17%).

Um dos destaques foi a carne bovina, que registrou retração pelo sexto mês consecutivo. A redução nos preços da carne bovina é resultado do menor custo de engorda do boi de corte, influenciado por chuvas abundantes, redução do preço da ração animal e o embargo temporário nas exportações.

A inflação acumulada no ano ficou em 1,62%, sendo o menor patamar para o primeiro semestre dos últimos seis anos. Em 12 meses, a inflação desacelerou de 7,25%, em maio, para 5,62%, em junho.

Segundo projeções da APAS, espera-se que o índice de preços do setor supermercadista continue em desaceleração e encerre o ano no menor patamar desde o início da pandemia, caso não haja mudanças abruptas nos cenários doméstico e internacional.

A regional de Marília da APAS possui um quadro com 94 associados responsáveis por uma rede de 159 supermercados. Responde por 2,69% do faturamento do setor supermercadista no Estado de São Paulo, o que equivale a mais de R$ 1,2 bilhão.

Somente em 2022, foram criados mais de 170 novos postos de trabalho. Atualmente, o essencial setor supermercadista emprega mais de 6 mil pessoas na cidade.