Marília

Marília cria Banco de Alimentos para combater a fome e desperdício

Marília cria Banco de Alimentos para combater a fome e desperdício

Um encontro organizado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social definiu a estratégia para a criação do Banco de Alimentos de Marília, com o propósito de combater a fome e conscientizar sobre o desperdício de alimentos.

A reunião, realizada no antigo prédio do Ceprom, contou com a presença de autoridades e especialistas. O desperdício de alimentos é uma preocupação global, já que cerca de um terço dos alimentos produzidos para consumo humano é desperdiçado a cada ano, impactando a segurança alimentar, o meio ambiente e a economia.

O Banco de Alimentos de Marília, cujo projeto vem sendo discutido desde o final de 2022, receberá inicialmente doações de excedentes da Ceagesp, sob seleção dos alunos da Fatec e acompanhamento da Segurança Alimentar.

Os alimentos serão destinados aos usuários da rede socioassistencial, inscritos no CadÚnico. Com a previsão de início das atividades em agosto de 2023, o Banco de Alimentos pretende se tornar uma ferramenta na luta pela segurança alimentar, promovendo aproveitamento de alimentos que seriam descartados.

A iniciativa, respaldada pela Lei n.º 8280/2018, busca angariar doações e incentivar a agricultura familiar, estabelecendo parcerias para atender as pessoas mais vulneráveis e necessitadas em Marília.