Marília

Combate à violência e imunização de Marília são destaques em Congresso Nacional

Combate à violência e imunização de Marília são destaques em Congresso Nacional

Duas experiências desenvolvidas pela equipe técnica da rede básica de Saúde do Município de Marília foram apresentadas no 37º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, o maior evento de saúde pública da América do Sul, que aconteceu em Goiânia.

 ‘Uso da articulação intersetorial no enfrentamento à violência infantil’ e ‘Busca ativa: impacto na cobertura vacinal da poliomielite’ foram projetos que já haviam sido apresentados e selecionados na etapa estadual do encontro, em março.

O Congresso teve 535 experiências foram detalhadas no Conasems durante a 18ª Mostra Brasil ‘Aqui tem SUS’ e permite que as ações desenvolvidas na cidade atinjam municípios em todo o país.

O trabalho técnico ‘Uso da articulação intersetorial no enfrentamento à violência infantil’, apresentado pela autora e médica pediatra Doutora Vivian Tamiello Reverete foi premiado e ficou entre os vencedores do 37º Congresso Nacional das Secretarias, que neste ano aconteceu em Goiânia, a capital do Estado de Goiás.

“O Congresso Conasems é o maior evento de saúde pública do Brasil. Ganhamos um prêmio de âmbito nacional. Ficamos muito felizes com o resultado e seguimos caminhando para os próximos resultados”, afirmou a médica Vivian Tamiello Reverete.

O trabalho premiado teve como coautoras a médica Dinah Belém e a fonoaudióloga Fabiana Martins, ambas servidoras municipais da Secretaria Municipal de Saúde de Marília. A apresentação foi feita pela médica Vivian Tamiello na terça, dia 17.

Cobertura vacinal

A segunda experiência de Marília apresentada durante congresso nacional foi detalhada pela enfermeira Juliana Bortoletto Gomes e teve como tema a cobertura vacinal contra a poliomielite.

Permitiu levar os esforços da atenção básica de Marília para o conhecimento de todo o Brasil.  “O Programa ImunizaSUS possibilitou a troca de experiências exitosas no fortalecimento das estratégias de imunização por meio da representatividade de todos os Estados e seus respectivos municípios com características singulares”, afirmou a enfermeira.