Marília

Miragem - Justiça recebe recursos contra condenações por fraudes em rádios de Marilia

Miragem - Justiça recebe recursos contra condenações por fraudes em rádios de Marilia

A Justiça Federal de Marília deu início à tramitação de duas apelações com pedidos de mudança na decisão que condenou o advogado José de Souza Júnior e o empresário Edinaldo Roberto Perão por falsidade ideológica e crime tributário na compra e gestão das rádios Diário FM e Dirceu AM em Marília.

Os dois foram os únicos condenados em processo que começou com dez acusados após a Operação Miragem da Polícia federal que fechou as rádios em agosto de 2016, às vésperas da eleição municipal, e o jornal Diário, em janeiro de 2017.

Entre os absolvidos estão o ex-prefeito e hoje deputado estadual Vinícius Camarinha, na época candidato à reeleição, e seu pai, o também ex-prefeito Abelardo Camarinha.

O advogado José de Souza Júnior, que foi assessor de Vinícius na prefeitura e na Assembleia Legislativa, foi condenado por articular a compra das rádios em nome de dois laranjas – Sandra Mara Norbiato e Marcel Augusto Certain -.

A pena foi de dois anos e seis meses, transformada em pagamento de multa e prestação de serviços comunitários.

Os dois laranjas registraram declarações de que teriam sido usados como laranjas de Camarinha e Vinícius, mas o juiz Ricardo William Carvalho dos Santos entendeu que não ficou provado envolvimento dos políticos.

O Ministério Público Federal, que havia apresentado parecer pela condenação de pai e filho, aceitou a absolvição e não recorreu contra a medida, que já provocou certidão de trânsito em julgado, com decisão definitiva

Edinaldo Perão foi condenado por fraude tributária na gestão das rádios a uma pena de dois anos e quatro meses, transformada também em multa e prestação de serviços.

O caso teve ainda condenações para Antonio Celso dos Santos, ex-marido de Sandra, por envolvimento na falsidade e por coação no processo, mas ele já havia feito acordo de não persecução penal com confissão e transformação das penas em multa.