A Adipa (Associação para o Desenvolvimento da Indústria de Produção de Alimentos), entidade com base em Marília para representação da cadeia da agroindústria de alimentos na região, definiu incentivo a exportações, produtos saudáveis e automação como ações estratégicas do setor nos próximos dez anos.
A entidade aprovou pacote de iniciativas como incentivo ao acompanhamento de tendências em food tech e inovação, auxílio na expansão dos negócios no exterior e o desenvolvimento e comercialização de produtos saudáveis e funcionais.
Também estão no radar da Adipa a implementação de automação, inteligência artificial e blockchain para rastreabilidade, apoio à adoção de práticas mais sustentáveis nas cadeias de suprimentos e auxílio na interpretação e implementação de novas legislações.
As propostas foram discutidas em workshop de trabalho organizado para estabelecer ações estratégicas para os próximos dez anos. O encontro foi feito na manhã desta sexta-feira (21) no Instituto do Desenvolvimento Familiar Chieko Nishimura (IDF), em Pompeia.
“Estamos na fase do alicerce. Queremos nos estruturar para que a entidade dure muito tempo e que possa beneficiar futuras gerações”, destacou presidente da diretoria executiva da Adipa, Sandra Fumie Yamashita Matunoshita.
WORKSHOP
Inicialmente, os associados presentes ao workshop acompanharam algumas apresentações de tendências, cenários, negócios e de parceiros como o Senai Pompeia e a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT).
O diretor do Senai Pompeia, Ronaldo Sotrate Junior, apresentou resultados positivos da Jornada de Transformação Digital do Senai e o impacto de produtividade em micro, pequenas e médias empresas da região.
O superintendente executivo da FSNT, Elvis Fusco, apresentou a Plataforma Biotecnológica Integrada de Ingredientes Saudáveis (PBIS). Trata-se de um consórcio pré-competitivo de pesquisa e inovação com o objetivo de desenvolver ingredientes saudáveis e inovadores a partir de matérias-primas nacionais para fortalecer a competitividade da indústria alimentícia.
O workshop foi liderado pelo diretor do Grupo Jacto, Tsen Kang, com o apoio da empresa Mentto de Pompeia. Divididos em subgrupos de Comercial, Eficiência Operacional, Marketing, Novas Funcionalidades (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), associados e parceiros analisaram tendências para a próxima década dos pontos de vista Ambiental, Econômico, Legal, Político, Social e Tecnológico.
As conclusões de cada subgrupo foram apresentadas aos demais, de modo que pudessem somar diferentes visões em prol de soluções comuns para cada um dos negócios ali representados no workshop.
“A Adipa proporciona capilaridade maior no que diz respeito à conexão com todos os tipos de empresas. Dá visibilidade de ferramentas para que os associados possam internalizar novos processos e obter ganhos”, frisou o presidente do Conselho de Administração da ADIPA, Rodrigo Garla.
Fundada em 2022 para potencializar o Arranjo Produtivo Local (APL) da Indústria de Alimentos na região de Marília, único cluster empresarial credenciado ao Governo do Estado de São Paulo, a ADIPA também faz a gestão e governança do APL do Amendoim, de Tupã (SP).
“A visão de futuro é que a entidade apoio o desenvolvimento da cadeia de alimentos do Brasil. A ADIPA vai estar preparada em breve para apoiar outras regiões”, destacou o superintendente executivo da FSNT, Elvis Fusco.
SERVIÇO
A sede da Adipa fica na Rua das Acácias, 125, em Marília (SP). Mais informações pelo site adipa.org.br. Contatos: [email protected] | (14) 9.8142-1360.