Marília

Prefeitura tenta liberar concessão do Daem; Juiz pede manifestação da Matra

Prefeitura tenta liberar concessão do Daem; Juiz pede manifestação da Matra

A Vara da Fazenda Pública de Marília notificou a Matra (Marília Transparente) para que apresente manifestações sobre um pedido da Prefeitura de Marília para revogar a liminar que suspendeu a tramitação de uma concorrência para concessão dos serviços de água e esgoto na cidade.

A liminar, concedida em ação movida pela ONG, impede a retomada do processo que havia sido suspenso também pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado), que já determinou correções no edital em medida que abre caminho para sua retomada.

A decisão do TCE foi tomada no dia 21 de junho. Uma semana depois, a prefeitura apresentou à Justiça uma petição com pedido da revogação da liminar.

O pedido diz que as conclusões do Tribunal afastam algumas das contestações apresentadas pela Matra e que as correções exigidas pelo TCE serão todas promovidas.

Diz ainda que “além dos pontos aventados” pela Matra na ação que suspendeu a concessão, todos os aspectos do edital tratados na decisão do TCE serão revisados.

O juiz Walmir Idalêncio dos Santos Cruz abriu prazo de 15 dias para que a Matra apresente suas considerações sobre o pedido antes de decidir os rumos do processo.

A concorrência prevê concessão dos serviços de captação, tratamento e distribuição de água, além dos sistemas de coleta, tratamento e destinação final do esgoto na cidade.

Estabelece desde a previsão de investimentos até um programa de revisão anual das tarifas para manter o equilíbrio econômico da empresa, medida que a administração não toma atualmente.

Deve transformar o Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) em uma agência de regulamentação e acompanhamento dos serviços. Vai permitir ainda intensificação de medidas de fiscalização e combate à inadimplência.

Eleito para o primeiro mandato com promessa de não fazer a concessão do serviço, o prefeito Daniel Alonso mudou a postura no último mandato e a um ano antes da eleição.

Em abril de 2017 o Departamento divulgou uma série de investimentos e chegou a fazer exposição pública de novos veículos com uma faixa com a inscrição O Daem é Viável. Aparentemente em seis anos ele deixou de ser.