Marília

Comitê define em Marília ações de educação e preservação dos rios Peixe e Aguapeí

Comitê define em Marília ações de educação e preservação dos rios Peixe e Aguapeí

A 38ª reunião extraordinária do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe (CBH-AP) definiu em Marília um pacote de ações etsratégicas que envolvem educação ambiental, organização e encaminhamento de recursos para preservação do sistema.

O encontro contou com a presença de prefeitos e representantes dos municípios que compõem as duas bacias hidrográficas, além de membros da sociedade civil organizada.

Entre os destaques dos debates foi aprovada deliberação para a atualização do plano de ações e do programa de investimentos. O comitê é responsável por representar diretamente 58 municípios com sedes urbanas banhadas pelos rios Aguapeí e Peixe.

Outras 34 cidades têm territórios parciais abastecidos pelos cursos d’água, totalizando 92 municípios paulistas nas regiões Centro e Oeste do Estado.

Além das discussões técnicas, a reunião extraordinária prestou uma homenagem póstuma à engenheira ambiental Fernanda Buono da Silva, de Tupã, que teve uma forte atuação no comitê e faleceu em abril deste ano em decorrência de um câncer aos 31 anos.

Outro ponto da reunião consistiu na capacitação dos instrumentos de gestão sobre outorga de direito de uso. A reunião visou a aprovação da programação de educação ambiental que o comitê desenvolverá até o final de 2024.

O Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe desempenha um papel fundamental na gestão e preservação dos recursos hídricos da região, promovendo a conscientização sobre a importância da água e buscando soluções conjuntas para sua conservação.

O comitê é presidido pelo prefeito de Marília, Daniel Alonso, que cumpre quarto mandato no cargo.