Marília

Pioneiro - Unimar lança Programa de Pós com foco no mercado de inovação

Coordenador Carlos Francisco Bitencourt Jorge com o reitor da Unimar, Márcio Mesquita serva, e a Pró-reitora de Pós-Graduação, Fernanda Mesquita Serva
Coordenador Carlos Francisco Bitencourt Jorge com o reitor da Unimar, Márcio Mesquita serva, e a Pró-reitora de Pós-Graduação, Fernanda Mesquita Serva

A Universidade de Marília (Unimar) apresentou oficialmente na manhã desta terça-feira (25) o Mestrado Profissional em Administração de Organizações Inovadoras. O novo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu é pioneiro no interior paulista.

Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC), a pós-graduação tem formação similar apenas em Campo Limpo Paulista (SP), a 425 quilômetros de Marília.

O programa foi aprtesentado pelo rteitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, com a pró-reitor de Pós-Graduaç~çao, fernanda Mesquita Serva, e do coordenador do programa, Carlos Francisco Bitencourt Jorge. Dirigentes, convidados e docentes acompanharam o lançamento.O coordenador do programa, o professor doutor Carlos Francisco Bitencourt Jorge“Foi o único mestrado profissional em Administração de todo o Brasil aprovado de uma instituição privada”, destacou o coordenador.

Ele se referiu à seleta lista de 12,5% de propostas avaliadas e aprovadas pela Capes/MEC entre 2022 e 2023, inclusas as de instituições públicas e privadas no país, isolando a Unimar como a única particular do interior paulista.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, destacou a dedicação da universidade ao desenvolvimento da pós-graduação, sobretudo desde 2018, na área da Saúde.

“De lá para cá nós não paramos. Em tempos em que a gente assiste o fechamento de programas de pós-graduação no Stricto Sensu, a Universidade de Marília vai na contramão e avança ainda mais em seu processo de ciência, inovação e tecnologia”, afirmou.

O reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, afirmou que o novo programa de pós-graduação atende às mudanças do mercado do qual a universidade precisa estar inserida pelo bem da sociedade mariliense e regional.

“O ensino superior termina na empresa. Ninguém fica estudando a vida inteira para ficar em casa. O importante é que eduquemos nossos alunos para o desenvolvimento diário das coisas. É preciso evoluir sempre”, frisou.

NOVA TURMA E LINHAS DE PESQUISA

O Mestrado Profissional em Administração de Organizações Inovadoras da Pós-Graduação da Unimar tem previsão de formação de sua primeira turma até o final do segundo semestre de 2023 com início das aulas em 2024.

A oferta inicial é de 15 vagas semestrais destinadas a profissionais das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Publicidade e Propaganda, Psicologia, Tecnologia da Informação, entre outras.

O novo programa tem duas linhas de pesquisa: “informação e Conhecimento Organizacional” e “Abordagens para inovação Organizacional”. “O propósito é formar profissionais e pesquisadores capazes de identificar problemas e oportunidades nas organizações”, informa a universidade.

Ao final desta pós-graduação, os alunos deverão apresentar, além de uma dissertação, uma solução prática, seja a aplicação de mudanças de processos internos, a criação de uma patente ou implantação de uma startup.

“O executivo não tem muito tempo para um mestrado acadêmico. Por isso a importância do mestrado profissional, pelo fato de ter que se desenvolver algo que possa ser aplicado na empresa”, concluiu coordenador do programa, o professor doutor Carlos Francisco Bitencourt Jorge.