Marília

Bailarina Jussara Miller apresenta oficina e espetáculo gratuitos em Marília

Bailarina Jussara Miller apresenta oficina e espetáculo gratuitos em Marília

A coreógrafa e bailarina Jussara Miller, uma mariliense que ganhou palcos, salas de aula, pesquisas e público em todo país, vai estar na cidade na sexta-feira para apresentar a oficina A Escuta do Corpo e no domingo dança no Teatro Municipal com o espetáculo Verdes e Ouvirdes, ambos com entrada gratuita.

A Escuta do Corpo está direcionada a bailarinos, atores e pessoas interessadas na pesquisa do movimento, a partir de 15 anos. Não é preciso ter experiência anterior em dança.

Será realizada na sexta-feira (28/7), às 15h, no Auditório Municipal “Prof. Octávio Lignelli”, no Complexo Cultural “Braz Alécio”, na Avenida Sampaio Vidal, 245.

Durante o encontro prático de duas horas, “será trabalhado a improvisação em dança com enfoque na escuta do corpo, contextualizando o corpo presente a partir do referencial somático com a prática da Técnica Klauss Vianna”, conta Jussara.

As inscrições gratuitas podem ser feitas pela internet.

E no domingo solo Jussara Miller apresenta um solo inspirado no livro de Ailton Krenak “Ideias para adiar o fim do mundo”. Os ingressos podem ser retirados uma hora antes na bilheteria do teatro.

Dirigido por  Noberto Presta, e com audiovisual de Christian Laszlo, o espetáculo de  55 minutos que propõe uma abordagem multimídia com o diálogo entre dança e fotografia.

Reflete, de maneira poética e crítica, o impacto ambiental no país, evidenciando a natureza humana indissociável da natureza planetária, estreou em 2021 para celebrar os 30 anos de carreira da bailarina e as duas décadas do Salão do Movimento, seu espaço de dança e investigação, localizado em Campinas.

A coreógrafa diz que o livro provbova “uma urgência para sairmos dessa zona de conforto” em que o corpo urbano se encontra na rotina do dia a dia.”

“Ele traz um pensamento crítico à ideia de humanidade como algo separado da natureza. E isso se abre para um imaginário que é muito favorável para criar danças. A maneira que escreve convida as pessoas a pensarem o quanto estamos distanciados da nossa natureza humana, ficando anestesiados do sentir e do agir em consonância com o meio ambiente.

A primeira temporada, que foi totalmente online, garantiu à Jussara Miller o Prêmio de Dança Denilto Gomes na categoria Melhor Projeto.

Jussara é bailarina, coreógrafa, diretora, preparadora corporal e professora de dança e educação somática, com atuação artística em processos colaborativos de criação entre linguagens: dança, teatro, literatura, fotografia e vídeo, e natural de Marília.

Iniciou a sua pesquisa sobre dança e educação somática, em 1988, tendo como mestres: Klaus Vianna e seu filho Rainner Viana. É Mestre e Doutora em Artes e graduada em Dança pela UNICAMP. Atualmente é docente do Curso de Graduação em Dança da UNICAMP e da Pós-Graduação lato sensu em Técnica Klauss Vianna da PUC-SP.

Coleciona prêmios, sendo o mais recente deles, o Prêmio “Denilto Gomes de Dança” no ano de  2021, pelo Projeto Verdes e Ouvirdes.