Marília

Marília assina contrato para implantar autódromo na vicinal de Avencas

Marília assina contrato para implantar autódromo na vicinal de Avencas

A Prefeitura de Marília e o Automóvel Clube da cidade assinaram contrato de comodato que cede uma área do município ao lado da vicinal de Avencas para implantação de um autódromo que deve ser transformado em centro de eventos, turismo, negócios e lazer na cidade.

A cessão é válida por 30 anos, até julho de 2053, A assinatura encerra dois anos de tramitação e negociação para uso da área, que fica ao lado do antigo lixão municipal. O clube foi criado em março de 2021 com a formalização de grupo de colecionadores, praticantes de esportes de velocidade e investidores.

A obra será implantada em etapas e o Automóvel Clube deve financiar toda a implantação, que vai envolver investidores e apoiadores privados. A primeira, etapa, com pista de 600metros, já deve permitir provas como arrancada e drift e trazer competições do estilo à cidade.

O Automóvel Clube já tomou medidas como obtenção de laudos ambientais para os investimentos e já aplicou recursos no local, com indicação de  ajustes do terreno e projetos técnicos para a obtenção de documentos. Deve lançar ações para atrair inbvestidores, como abertura para sócios com diferentes niveis de acesso e exposição a partir das atividades.

O projeto completo prevê pouco mais de 3.600m de pista. Com o contrato e regulamentação o Automóvel Clube espera também cadastrar o projeto para recursos federais e estaduais de esporte.

Em maio daquele ano o projeto de cessão da área para a implantação do autódromo, quer já conta com projeto básico e a previsão de oferecer a maior pista de aceleração da América Latina.

O traçado foi inspirado em pistas de Campo Grande (MS) e Curitiba (PR). Além de competições, prevê exposições, encontros, prática de aeromodelismo e outras atividades que podem se tornar atração de negócios e visitantes.

O projeto também deve integrar pista de terra para provas de velocidade, obstáculos e outras estruturas para competições com motos e veículos 4X4.

“Uma das principais propostas é criar um centro de atividades seguro e de grande potencial para turismo, competições em diversas modalidades e atração de público. Podemos criar em Marília um dos mais modernos centros do automobilismo e esporte motor”, explicou o dirigente do Automóvel Clube Wilson Kleinschimitt.

A cidade já tem tradição em clubes de colecionadores e veículos premium, de alta performance e modelos importados que atraíam cada vez mais público até o início da epidemia que suspendeu realização dos encontros.

O advogado Maurício Maldonado Gonzaga, colecionador e praticante, disse que o projeto provoca também um impacto econômico importante.

“É um projeto de esporte, lazer, mas também de investimentos, geração de empregos diretos e indiretos, estímulo a novos negócios, serviços e ao mercado de turismo”, disse.

Também advogado e colecionador de modelos, Fabrício Dalla Torre Garcia destacou a atração regional e envolvimento com público de muitas cidades. “Os encontros de carros já se tornaram atração dos principais eventos de Marília e muitas cidades próximas. O autódromo vai dar estrutura para isso e muito mais, como outros eventos também. Eu vejo potencial para um salto na atração de encontros, público, turismo e lazer.”