Marília

Docentes da Unimar aprimoram práticas pedagógicas em Imersão sobre Inovação Educacional

Docentes da Unimar aprimoram práticas pedagógicas em Imersão sobre Inovação Educacional

O aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem utilizando a inovação foi o tema da Imersão Pedagógica, realizada pela Universidade de Marília (Unimar), no primeiro dia do segundo semestre letivo. O evento, organizado pela Pró-reitoria de Graduação, reuniu mais de 200 professores, dos cursos presenciais e a distância, em uma jornada de conhecimento focada nas novas tecnologias e nos benefícios que a sua aplicação traz para a área educacional.

De acordo com o Pró-reitor de graduação, Prof. José Roberto Marques de Castro, a Imersão Pedagógica teve como objetivo apresentar aos docentes novas ferramentas de ensino e todas as expectativas foram superadas com os resultados ao final do dia. “Os temas apresentados foram muito bem estudados e pincelados, em que atingimos nossos objetivos de aprimoramento do nosso corpo docente. Foi extraordinário, com o engajamento total em cada palestra e atividade prática, estamos muito felizes. Quero agradecer à equipe que proporcionou esse momento e, principalmente, à mantenedora com o magnífico reitor, Dr. Márcio, e a professora Regina, que não pouparam esforços para nos ajudar a realizar esse evento”, ressalta.

Durante a capacitação, os docentes participaram de aulas práticas e teóricas em que conheceram e aprenderam sobre as novas tendências pedagógicas, visando a utilização dessas metodologias de ensino já nas próximas aulas.
brindo o evento, o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (NITE), Prof. Dr. Caio Saraiva Coneglian, explicou sobre essas novas tendências de ensino superior, apresentando inovações educacionais e as perspectivas que moldam o futuro da formação acadêmica.

Segundo Caio, além de trazer essas informações, o evento foi importante para a integração da equipe. “Reunir docentes de diversos cursos da Universidade foi o ponto principal desse evento. Como possuímos mais de 22 graduações, nas mais diversas áreas, são centenas de professores que muitas vezes se veem pouco e essa foi a oportunidade que tivemos para interagir. Por isso, trouxe em minha fala um pouco das tendências do ensino superior, que está passando por muitas mudanças, com diversos aspectos, para chegarmos à reflexão de qual é o papel do professor nesse novo cenário”, conta.

Mais de 90% do corpo docente participou da Imersão Pedagógica realizada pela Pró-reitoria de Graduação da Unimar e, além das novas tendências, os participantes acompanharam aulas de renomados profissionais da área da educação, que trouxeram nova visão sobre educação.Um dos palestrantes foi o Prof. Dr. Fausto Camargo, que possui experiência na implantação de metodologias ativas de aprendizagem e ensino híbrido.

Segundo ele, o objetivo de sua apresentação foi incentivar os docentes a inovar. “Trouxe para os docentes a importância de utilização de metodologia que tornem as aulas mais aplicadas e mais práticas. Trazendo o aluno para aprender por meio das experiências. Na minha visão, momentos como esse são importantíssimos, enriquecendo a nossa própria vida, porque a simples troca entre os pares dará possibilidades de renovar e de inovar, importante para o processo pedagógico”, destaca.

A coordenadora dos cursos de Biomedicina e Farmácia da Unimar, Prof. Ma. Lara Casadei Ubeda, também participou da Imersão Pedagógica trazendo uma abordagem sobre a extensão da curricularização. “Trouxe um tema extremamente relevante e importante para nossa Universidade, porque temos que realmente desenvolver, mesmo sendo um desafio, a curricularização. Possuímos um time que é realmente participativo e qualificado, ou seja, tenho certeza que nós temos um novo caminho a ser descoberto e uma crescente muito grande para nossa Universidade”, enfatiza.

A Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Unimar, Prof. Ma. Débora Massarollo Ottoboni, também trouxe sua visão sobre a importância do plano de ensino nas novas metodologias. “Falar  para os colegas é um desafio muito grande, porque na verdade eu acho que foi mais uma troca de experiências, mas foi muito bacana porque aprendemos a partir dos vários olhares sobre os temas. Foi um encontro muito frutífero e fiquei muito feliz em poder passar um pouco do meu olhar para a família Unimar”, diz.

O docente do curso de Odontologia da Unimar, Marcus Vinicius Tenuta Araújo, parabenizou à Universidade por promover um momento único. “A biblioteca da Unimar se transformou num ambiente de criatividade, de agitação, de interatividade e os conceitos trazidos pelos palestrantes nos fizeram interagir e reconhecer que os nossos alunos vem de uma geração já nativa digital, com capacidade de explorar e que nosso objetivo é fazer com que eles utilizem essas ferramentas digitais em prol do conhecimento e, para isso, precisamos quebrar modelos mais antigos. O que fizemos aqui foi romper as barreiras e buscar pela mudança”, conta.

A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação comunitária da Unimar, Prof. Dra. Fernanda Mesquita Serva, destacou como esse dia foi maravilhoso. “Realmente iniciar esse segundo semestre letivo com a Imersão Pedagógica em que trouxemos grandes conteúdos, foi sensacional. Digo que mais que uma imersão, foi também um momento de integração, já que revemos nossos amigos e compartilhamos experiências. Sem dúvida nenhuma, foi uma grande oportunidade da Universidade de Marília demonstrar os avanços que estamos vivenciando. Então, de fato, iniciamos esse segundo semestre com o pé direito, felizes e, principalmente, motivados a seguir e nos tornarmos ainda melhores”, celebra.