Marília

Exposição sobre Rubens Moraes traz acervo histórico e cultural a Marília

Exposição sobre Rubens  Moraes traz acervo histórico e cultural a Marília

A Biblioteca da Unesp de Marília recebendo até dia 25 de agosto a exposição itinerante “Rubens Borba de Moraes: um protagonista invisível”, bibliotecário, modernista, historiador e editor, apontado como um dos responsáveis pela profissionalização da função.

A mostra tem um caráter histórico-cultural e abrange boa parte do século XX. É possível explorar os acontecimentos culturais, sociais e políticos que ocorreram no Brasil desde os anos 20 até os anos 60.

Passa pela Semana de 22, inauguração da importante Biblioteca Mário de Andrade e pela Revolução de 1932, entrou outros importantes momentos.

Rubens nasceu em 1899 em Araraquara e teve uma vida entre livros. Morreu em 1986. “O que precisamos é criar e organizar bibliotecas modernas, equipadas para atender não somente ao povo ou às elites, mas a todo cidadão”, disse Rubens Borba de Moraes em discurso sobre o problema das bibliotecas brasileiras em 1943.

O campus de Marília abriga o único curso de Biblioteconomia da Unesp. A exposição ocupa uma área de 130 metros quadrados com sete seções que mostram a trajetória de Rubens Borba de Moraes através de fotografias, artigos, reportagens de jornais, documentos e entrevistas em vídeo.

É uma realização da CGB (Coordenadoria Geral de Bibliotecas) promovida pela PROEC (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura), e FUNDUNESP (Fundação para o Desenvolvimento da Unesp).

Os curadores são Silvana Arduini e Nicholas Betoni. Na próxima quinta-feira (10) às 10h haverá uma roda de conversa com a presença de representantes da coordenaria geral e pró-reitoria da Unesp.

A exposição pode ser visitada por estudantes, professores e pela população de Marília e região das 8h às 17h45 de segunda a sexta-feira.