O presidente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Rafael Cervone, estará em Marília nesta quinta-feira (10) para ministrar a palestra “Macrotendências Mundiais até 2040”, que aborda indicadores de apoio ao planejamento, à orientação de investimentos e à identificação de oportunidades de negócios.
A palestra é baseada no cruzamento de mais de 400 bancos de dados do Ciesp e da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e é voltada para lideranças empresariais e do poder público.
Esta é a primeira visita de Cervone à região desde que tomou posse como presidente do Ciesp em janeiro do ano passado. Ele será recebido pelo Silvio Zilio, diretor da regional do Ciesp Alta Paulista que representa 35 municípios.
Em sua palestra, Cervone traz estimativas importantes e exemplos de transformações em curso na sociedade, que terão impacto no mercado de consumo. “A análise dos movimentos de consumo e de comportamento que acontecem na sociedade ajudam, tanto empresas quanto o poder público, a cometerem menos erros e a fazerem um planejamento mais eficaz”, explica Cervone.
Dentre os temas mais relevantes, estão o processo de proliferação e maturação da indústria 4.0, a pauta do desenvolvimento sustentável e o envelhecimento da sociedade. Para se ter uma ideia, a população idosa, por exemplo, deverá aumentar 77% até 2040, de acordo com os dados levantados pelo estudo.
“Será enriquecedor para todos nós da regional da Alta Paulista do Ciesp fazer esta imersão no que podemos esperar em nosso futuro próximo. Ter informação é essencial para que possamos tomar decisões mais acertadas e inteligentes que impactem na vida das empresas e até no setor público”, afirma Zilio. No período da tarde, Cervone fará uma visita às instalações da Indústria Marilan.