Marília

Relatos de pacientes orientam plano de ações e melhoria de UTI em Marília

Relatos de pacientes orientam plano de ações e melhoria de UTI em Marília

Um encontro reuniu pacientes atendidos pela UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Geral da Santa Casa de Marília e equipes de atendimento para análise e melhoria de atendimentos na instituição.

A reunião amplia um programa que usa depoimentos dos pacientes para definir e analisar os planos de ação para a melhoria contínua dos processos.

A iniciativa é da Superintendência Assistencial do hospital e tem contribuído sobremaneira para a promoção da humanização e do cuidado centrado no paciente.

Uma das principais indicações na reunião foi a importância da visita estendida de familiares no período de internação, um procedimento que tem sido melhorado e sempre é feito a partir da análise de médicos, enfermeiros e equipe multidisciplinar.

Também foi explanado na reunião que a força de vontade do paciente ajuda na recuperação e no processo de enfrentamento aos problemas.

Mostrou ainda que é importante que as famílias levem aos profissionais de saúde a os sonhos, os medos e religiosidade do paciente, para que sejam adotadas algumas ações específicas para auxiliar atendimento emocional junto aos procedimentos físico.

Os pacientes e familiares elogiaram os colaboradores de maneira geral e destacaram que as palavras de incentivo e de encorajamento, além da atenção dispensada por eles, sobretudo no que diz respeito à questão da segurança do paciente, são fundamentais no processo de recuperação das pessoas internadas na UTI Geral.