Marília

Zona sul atinge 9.284 atendimentos noturnos e sistema deve ir a mais unidades

Zona sul atinge 9.284 atendimentos noturnos e sistema deve ir a mais unidades

O programa “Melhor Horário para o Trabalhador”, que oferece atendimento médico das 17h às 22h, contabilizou 9.284 procedimentos com média de 66 pacientes por dia, vindos de toda parte da cidade de Marília.

O modelo existe apenas na unidade do Nova Marília, mas a prefeitura prevê levar o sistema a mais três unidades, abrangendo assim as quatro regiões da cidade.

São elas: UBS Chico Mendes (rua Amador Bueno, 1.085), UBS Santa Antonieta (rua Berta de Camargo Vieira, 595) e UBS São Judas Tadeu (rua Ribeirão Preto, 510).

O objetivo principal oferecer horários alternativos para trabalhadores que necessitam apenas de atenção básica em saúde, reduzindo a demanda de baixa complexidade do PA Sul.

A enfermeira responsável pelo terceiro turno de atendimento na UBS Nova Marília, Carolline Matias, relatou que no começo a população confundia o atendimento com sistema do PA, o que não acontece.

Mas os serviços são diferentes. O Melhor Horária oferece serviço padrão de unidades básicas, sem atender casos de emergência ou maior complexidade.

“Vemos uma procura variada, tanto de crianças como de adultos, sendo que a maior procura é entre 20 e 59 anos, com maior fluxo de segunda a quinta feira. A demanda é espontânea, mas queremos ampliar os agendamentos”, contou.

Carolline Matias salientou que a maioria dos pacientes é da Zona Sul, porém vem gente à procura de médico ou enfermeiro de regiões mais distantes, como Maracá, ao Chico Mendes, do Aeroporto ao São Judas, do Castelo Branco à Cascata e até da zona Norte e Santo Antonieta.

O atendimento envolvei 3.328 procedimentos de enfermagem, envolvendo desde aferição de pressão arterial, vacina, curativo simples, teste de glicemia ou administração de medicamentos.

O mês de maior atendimento foi maio, com 750 procedimentos realizados. A unidade noturna realizou também 5.956 procedimentos individuais de médicos ou enfermeiros.

A unidade fica na avenida Mem de Sá, n.º 360 e oferece três médicos – dois clínicos gerais e um pediatra -, além da equipe de enfermagem.