A cidade de Monfalcone, na região de Friuli Veneza Giulia, no nordeste da Itália, está prestes a proibir que mulheres muçulmanas entrem usando “burquíni” ou outros tipos de roupas no mar.
“Estamos construindo uma medida apropriada para proibir o banho de mar com roupas. Somos pessoas sérias. Até outubro terei um decreto pronto”, disse a prefeita de Monfalcone, Anna Maria Cisint, acrescentando que é “contra um retorno à Idade Média”.
Em julho, ela já havia escrito uma carta aberta à comunidade islâmica em que disse que “é inaceitável o comportamento dos estrangeiros muçulmanos que entram habitualmente na água com suas roupas, uma prática que está causando constrangimento e cria consequências insuportáveis à salvaguarda do decoro”.
A hostilidade também ocorre em outras regiões do país: no domingo (13) um grupo de muçulmanas foi alvo de insultos em uma praia de Trieste.
Quando tentaram entrar no mar usando o “burquíni”, roupa de banho que deixa apenas o rosto descoberto, outros banhistas começaram a protestar contra a presença delas, enquanto outros defenderam que poderiam entrar da forma como preferissem.
Fonte: Turismo