A escola estadual Cultura e Liberdade, em Pompéia (30km de Marília), envolve estudantes em projetos inovadores que vão de tecnologia a meio ambiente para integrar os alunos aos programas e metas de crescimento da cidade.
O resultado é uma lista de iniciativas que foram apresentadas durante uma visita técnica da dirigente regional de ensino, Ana Luiza Bernardo Guimarães.
A visita definiu metas para a unidade, como aumento de 25% do rendimento geral da Escola, 85% de frequência dos estudantes diariamente e utilização de todo o parque tecnológico que a Escola possui.
Engloba 100% das salas de aulas climatizadas, 100% das salas de aulas equipadas com recursos de multimídia e 50% das aulas com utilização do material digital ofertado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Mas o encontro, que teve a participação do empresário Jorge Nishimura, do grupo Jacto e do Instituto Chieko Nishimura, discutiu a integração ao programa Pompéia Visão 2038, um conjunto de metas que busca formar “a melhor cidade de pequeno porte para se viver”.
O diretor da escola Luiz Frederico Destro, disse que muitos projetos estão em desenvolvimento e haverá novidades em 2024.
A reunião teve ainda as participações das professoras Valeria Scalice e Lara Ferrarezi, além de voluntários que atuam na escola, Márcia Vinholo e Théo Nishimura, colaboradores voluntários que atuam na Escola.
Conheça abaixo detalhes dos projetos apresentados.}
– “Traçando meu futuro”
Conscientização e valorização dos espaços escolares, conservação do patrimônio público, organização da sala de aula e todo o prédio escolar, gastos desnecessários e campanhas solidárias
– Projeto “Cultura Valorize”
Foco nas habilidades socioemocionais dos estudantes, com atendimento gratuitos através do chamamento público dos profissionais da área de Psicologia, para prestação de serviço voluntário
– Projeto “Eu te vejo, eu te percebo, eu cuido, nós cuidamos”
Qualificação, formação e gestão do corpo docente, com objetivo de alcançarmos a excelência em sala de aula,
– “PROINC – Programa Interativo de Capacitação”
Preservação do meio ambiente, como recuperação de matas ciliares e nascentes, cujo objetivo está inserido no Projeto “Águas de Pompéia”.