Mulher

Skincare gestantes: quais ativos são permitidos para grávidas?

Divulgação Skincare Gestantes: afinal, quais ativos são permitidos para mulheres grávidas?
Divulgação Skincare Gestantes: afinal, quais ativos são permitidos para mulheres grávidas?


Quando a mulher engravida, uma série de questionamentos vem à tona em relação ao autocuidado, seja em termos de alimentação, prática de atividade física, produtos/tratamentos para os fios, assim como a rotina de Skincare permitida nesta fase.

A dermatologista Carla Marchioro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, indica o que realmente é permitido para as gestantes, em especial, nos aspectos relacionados a condições que tanto incomodam as mulheres quando o assunto é pele, como: melasma, acne, estrias e a rosácea.

Além disso, ela também pode sugere o que pode ser feito para manter os fios saudáveis e bonitos no período. A dermatologista ainda ressaltaa se existem procedimentos estéticos feitos em consultório que têm sinal verde para as gestantes.

1 – Quais ativos são permitidos para cada uma destas condições da pele (Melasma, acne, estrias e rosácea) durante a gestação e por quê?

Os ativos permitidos para cada condição de pele são:
– Melasma: Vitamina C, Ácido Azelaico, Ácido Glicólico e Niacinamida;
– Acne- Ácido Azelaico, Peróxido de Benzoila, Clindamicina tópica (antibiótico tópico) e sabonetes sem ácido salicílico (esse ácido não pode ser usado na gestação);
-Estrias – ureia (só até 3%, mais que isso não pode) e o óleo de rosa mosqueta (que é maravilhoso!).
– Rosácea – metronidazol (é um antibiótico, que funciona como anti-inflamatório e controla a inflamação local) e a Nicotinamida.

2 – Em relação aos fios, quais tratamentos e ativos devem ser evitados e quais são permitidos?

Em relação ao cabelo, é proibido o uso de formol: qualquer alisamento, tratamento que tenha formol, é proibido. São permitidas tinturas temporárias, como por exemplo, xampus ou em gel. São mais seguras quando industrializadas e quando não tem amônia. De um modo geral, se tiver amônia, é bom evitar. Alisamentos não há grandes estudos sobre eles. Se for realizar, o ideal é que sejam feitas de 3 a 4 aplicações, na gestação, no máximo, e após o primeiro trimestre

3 – E sobre procedimentos estéticos feitos em consultório, quais são permitidos e quais não se tem estudos conclusivos e, por isso, é melhor evitá-los?

Em consultório, os que são permitidos, são: os peelings (de ácido glicólico ou de diamante, que são superficiais) e também alguns procedimentos de cauterização (como eletrocoagulação, crioterapia e ácido tricloroacético) que são permitidos e tranquilos nesta fase. Não existem estudos, por isso é bom evitar, o botox e preenchimento, neste momento, por isso é melhor que se espere após a gestação.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

Fonte: Mulher