A busca constante por maneiras acessíveis e simples de aprimorar a condição da pele é um interesse comum entre as mulheres. Recentemente, um novo método tem se tornado popular no TikTok, despertando grande interesse entre os usuários, embora também tenha gerado algumas perguntas sobre seus efeitos reais na saúde da pele.
Trata-se do gelo de babosa, que consiste em descascar a babosa, também conhecida como Aloe vera, raspar o gel contido no interior, batê-lo com água, e então despejar a mistura em bandejas de gelo para congelamento. Conforme os vídeos das redes sociais mostram, depois de congelada, a mistura é passada sobre a pele do rosto.
Vale lembrar que essas tendências virais da internet costumam ser controversas e até mesmo arriscadas. Conforme explica o dermatologista Lucas Miranda , membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, não há registros oficiais do uso de “gelo de babosa” na pele como um tratamento reconhecido pela medicina ou por órgãos de saúde. Há relatos na literatura científica e médica que relacionam o Aloe vera a propriedades calmantes e hidratantes, porém, essas funções são melhor aproveitadas em produtos específicos da dermatologia.
“Os produtos dermatológicos, quando fabricados por indústrias sérias, são devidamente formulados para preservar as funções de seu princípio ativo e favorecer sua ação na pele. O uso inadequado ou incorreto de quaisquer substâncias em receitas caseiras para a pele pode causar efeitos colaterais, como irritação ou possíveis alergias”, comenta Lucas Miranda.
O dermatologista esclarece ainda que o uso do gelo na pele talvez possa causar a impressão de uma pele mais viçosa, mas o efeito é temporário e pode ter risco se feito de forma incorreta. “O gelo é vasoconstritor, isso quer dizer que ele vai contrair os vasos, causando a impressão de uma pele mais viçosa, no entanto, esse efeito é temporário, por outro lado, deixar o gelo diretamente sobre a pele por um longo período de tempo pode resultar em queimaduras”, alerta ele.
Como aproveitar os benefícios da babosa
Conforme explica Lucas Miranda, caso deseje aproveitar os benefícios da babosa, ou Aloe vera, a melhor forma é procurar por produtos de procedência, elaborados por laboratórios respeitados, que contenham o princípio ativo. “Essas fórmulas foram desenvolvidas de forma a potencializar os efeitos da planta, conservar suas propriedades e agir na pele de forma mais eficaz e segura. Certifique-se de escolher produtos de qualidade de marcas reconhecidas e siga as instruções do rótulo”, comenta ele.
Sobre os produtos que contém Aloe vera em sua formulação, geralmente são utilizados para hidratação, alívio de queimaduras solares leves e para ajudar a acalmar a pele irritada. “É bom que se faça um teste de patch (aplicando um pequeno quantidade do produto em uma área discreta da pele) para verificar possíveis reações alérgicas antes de usar o produto em todo o rosto ou corpo. Além disso, consulte um dermatologista para obter orientações específicas sobre o uso de quaisquer produtos regularmente na pele, especialmente se você tiver algum problema de pele existente”, afirma Lucas Miranda.
Fonte: Mulher