Marília

Lucy Montoro tem 267 na fila por equipamento em Marília e espera repasses

Lucy Montoro tem 267 na fila por equipamento em Marília e espera repasses

O Centro de Reabilitação Lucy Montoro tem uma fila de 267 pacientes que aguardam a compra de 413 equipamentos e outros 510 pacientes aguardam por 873 equipamentos já foram comprados, mas que ainda não foram entregues.

Envolve a entrega de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção. O número de equipamentos é maior que o de pacientes porque alguns necessitam de mais de um equipamento ao mesmo tempo, de acordo com a prescrição médica.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela Organização Marília Transparente após encontro com a superintendente do HC-Famema, Paloma Libanio. O centro, que atua na reabilitação Ambulatorial e oficinas Terapêuticas para pacientes, integra o complexo de serviços do hospital.

Até 2020 o Centro contabilizou 180 mil atendimentos e entregou aproximadamente cinco mil produtos, com um índice de 99% de aprovação dos pacientes.

Superar dificuldades é uma marca do serviço. Durante o período de restrições no primeiro ano da pandemia de Covid, o Lucy Montoro de Marília lançou modelo de atendimento em telemedicina que atingiu 913 atendimentos em seis meses, 

O Lucy Montoro é referência para um público estimado em 1,2 milhão de habitantes e orçamento anual de R$ 330 mil para aquisição de materiais como órteses, próteses, cadeiras de rodas, de banho e andadores. Tem ainda R$ 76.900,00 por ano para manutenções e reparos em equipamentos já fornecidos.

O encontro mostrou que a fila provoca tempo médio de espera de 250 dias (mais de oito meses) para o atendimento dos pacientes a partir da prescrição médica, segundo um comunicado divulgado pela Matra após o encontro.

Paloma Libânio disse no encontro que a meta é zerar esta fila até o final do ano com a obtenção de recursos por emenda parlamentar.

A Matra divulgou que analisa a situação para colaborar com a busca por mais recursos do Governo do Estado para o pronto atendimento desses pacientes, “como ocorreu em 2020 quando, após o envio de representações pela Matra, a Justiça determinou a compra, pelo Governo do Estado, de um novo equipamento de Ressonância Magnética para o HC”, diz o documento.

Ainda durante a reunião, a Superintendente do HCFAMEMA informou que os pacientes que aguardam o fornecimento de equipamentos podem obter informações sobre o processo e o andamento da fila, ligando para a unidade – (14) 3434-2535 – ou pelo email [email protected].