O curso de Nutrição da Universidade de Marília (Unimar) completa 35 anos e para comemorar, realiza a celebração especial durante a Semana Acadêmica. O evento reúne renomados profissionais, os quais serão responsáveis por promover diariamente discussões sobre temas em destaque no mercado.
A celebração conta ainda com o tradicional “Festival do Coffee”, esse ano com o tema “Guia alimentar para a população brasileira” e com a inauguração do novo “Laboratório de Técnica Dietética e Gastronomia”.
De acordo com a coordenadora do curso de nutrição, a Prof. Dra. Mara Silvia Doratto Marconato, foi uma semana preparada com muito carinho. “Nós pensamos em temas atuais para trazer aos nossos alunos, e convidamos renomados profissionais para apresentar esses assuntos. A semana foi preparada com o apoio de uma comissão formada pelos alunos do oitavo termo, que contribuíram em cada detalhe, sendo possível preparamos um momento único para celebrar os 35 anos da Nutrição Unimar”, detalha.
Na abertura da Semana Acadêmica, os alunos acompanharam a palestra “Como atender a um vegetariano”, ministrada pela nutricionista Letícia Barone. O segundo dia contou com a palestra da nutricionista Giovana Camaruschi, com o tema “Atendimento Nutricional de Atletas: do consultório ao pódio”.
Na quarta-feira, dia 30, a partir das 13h30, os alunos terão a oportunidade de participar de um workshop sobre Inteligência Artificial na Graduação, com o coordenador do NITE, Caio Saraiva Coneglian. A partir das 19h30, a nutricionista Fernanda Serpa vai ministrar a palestra “Nutrição, carreira de sucesso, mercado de trabalho e novas tendências”. Logo após, será a vez de abordar o tema “Abordagem comportamental na prática clínica do nutricionista”, com a Miriam Ghedini Garcia.
O “Festival do Coffee” será no dia 31, a partir das 19h30. Esse ano, o tema central será “guia alimentar para a população brasileira” e, no mesmo dia, os alunos que se destacaram no primeiro semestre e nos projetos realizado ao longo do semestre.
“É uma alegria premiar os alunos que se destacaram, no mesmo dia em que será realizado o nosso tradicional Festival do Coffee. Nos anos anteriores, abordamos a cozinha internacional, a cozinha nacional e as plantas alimentícias não convencionais e nesse ano estaremos trabalhando com o tema guia alimentar para população brasileira. Serão quatro grupos, que devem apresentar para uma banca avaliadora composta por gastrólogos e nutricionistas, que vão avaliar aspectos como o sabor, criatividade, aparência e o aspecto nutritivo da preparação”, conta.
Na sexta-feira, dia 01, será inaugurado o novo “Laboratório de Técnica Dietética e Gastronomia”, um espaço voltado para a formação de profissionais comprometidos com a saúde e o bem-estar. “É realmente uma grande satisfação, a gente poder fazer uma modernização em nosso laboratório, porque é palco para a formação dos alunos nas atividades práticas que são realizadas desde o primeiro termo, em diferentes disciplinas que acontecem na formação do nutricionista”, destaca.